Novas informações estão surgindo sobre o Titanic o tempo todo, apesar de sua morte prematura em 1912.

O gigantesco navio a vapor de luxo, RMS Titanic tem seu drama de naufrágio enraizado na história. Este navio “Inafundável” chegou à fama mais devido ao cobiçado filme Titanic de James Cameron – e à história de amor fictícia de Jack e Rose. Embora o enredo do filme tenha detalhado muitas nuances do desastre, em resumo, ainda há alguns fatos sobre o Titanic que confundem a mente.
Com sua malfadada viagem inaugural no Atlântico Norte em 1912, a devastação deste famoso navio de cruzeiro continua a atrair a atenção, e novas descobertas continuam a ser feitas até hoje.
Conteúdo
Mesmo que o formidável Titanic desafie luxo, tamanho e façanha em todos os sentidos naquela época, era fundamentalmente falho. O aço e os rebites usados para fazer o Titanic eram de qualidade inferior e, portanto, ele desmoronou em duas partes após sua colisão com o iceberg.
Embora o clima do Atlântico Norte também tenha contribuído para este infeliz acidente, materiais de melhor qualidade provavelmente teriam alocado amplo tempo de resgate para os passageiros.
Construído em Belfast, o Titanic tinha uma camada de casco duplo na parte inferior para proteger contra qualquer adversidade. Embora, o iceberg tenha atingido de lado e não de baixo. Assim, a camada inferior não fazia sentido e o lado tinha apenas uma única camada de proteção.
Além disso, o casco tinha dezesseis compartimentos separados por anteparas que eram paredes estanques. Embora, as paredes foram estendidas a um limite de alguns metros acima da linha d’água, que era uma das maiores brechas. Assim, a água começou a inundar os primeiros compartimentos localizados na frente do navio.
Se a altura das anteparas tivesse sido estendida para tornar os compartimentos de base completamente estanques e equipados com fundos duplos, dando uma extensão de proteção extra ao longo de todo o casco, o desastre poderia ter sido evitado.
9/10 Velocidade indesejada do cruzeiro
O colossal cruzeiro Titanic foi operado pela White Star Line e Bruce Ismay foi seu diretor administrativo. Como ele estava a bordo do navio e a competição por passageiros do Atlântico estava em conjunto com o seu ponto de vista para garantir que a White Star Line Crossing atendesse à travessia de seis dias de South Hampton, Inglaterra.
Assim, o Titanic desafiou a desaceleração onde necessário e a velocidade do navio foi mantida para chegar ao porto de Nova York para evitar o cruzeiro, esperando na costa pela próxima maré alta, eventualmente levando a mais queima de carvão e aumentando os custos operacionais.
As autoridades queriam completar a viagem em seis dias para reivindicar o Titanic não apenas como o cruzeiro mais luxuoso, mas também o mais rápido da história.
8/10 Avisos não foram ouvidos
O aviso de iceberg foi recebido várias vezes, mas o aviso mais específico não foi passado pelo operador de rádio sênior Jack Phillips ao Capitão Smith, o muito respeitado supervisor do navio, pois não carregava o prefixo “MSG” (Masters Service Gram), que teria obtido um reconhecimento especial do capitão.
Assim, os avisos foram devolvidos ao envio de mensagens aos passageiros até que a situação se agravasse.
7/10 Escassez de botes salva-vidas e má gestão
De acordo com o retrato do filme, todos estão cientes de que houve uma escassez de botes salva-vidas durante os destroços. Tecnicamente, o navio deveria ter tido 32 botes salva-vidas, embora a companhia de navegação tenha recusado isso, pois estimou que o transatlântico era seguro.
Ninguém supunha que o navio jamais afundaria como estava. altamente comercializado como “Inafundável” por um tempo. Além disso, conforto e luxo foram o foco principal deste cruzeiro e, assim, ter mais botes salva-vidas acaba consumindo mais espaço.
Mesmo que não violasse nenhuma lei, envolveu-se em um cálculo fatal. Mesmo no momento do desastre, os botes salva-vidas não foram utilizados com sua força máxima.
Isso teria acabado salvando mais pessoas, mas apenas 700 pessoas poderiam ser resgatadas. Em última análise, as pessoas perderam suas vidas em um navio ou na água fria devido à hipotermia.
6/10 Sem binóculos na mão
Isso pode parecer muito pequeno, mas esse erro teria salvado o grande desastre se tratado a tempo. O marinheiro, Frederick Fleet tinha sido um marinheiro experiente e foi o primeiro a avistar o iceberg monumental.
Embora, teria sido manuseado mais antes, se ele não tivesse esquecido seus binóculos. Os binóculos estavam em um armário trancado e, infelizmente, as chaves foram deixadas com um oficial que não estava a bordo do navio.
No entanto, ele relatou o perigo aos seus superiores, mas era tarde demais.
5/10 Decisões erradas tomadas por altos funcionários
O capitão E.J.Smith não conduziu o exercício de segurança que deveria ser conduzido devido à suposição de que o navio é “inafundável”. O Titanic já havia recebido os avisos de iceberg muito antes e foi aconselhado a reduzir a velocidade.
Isso foi desafiado por Joseph Bruce, presidente e diretor administrativo da White Star Line, que mais tarde terminou em graves repercussões. Além disso, o timoneiro, Robert Hichens, virou o navio para a direita em vez de para a esquerda em meio ao incômodo do iceberg. No momento em que ele percebeu isso, o dano estava feito.
4/10 Titanic pode desaparecer em breve
O navio submerso não foi rastreado até 1983, ou seja, 73 anos após o desastre. O arqueólogo subaquático Robert Ballard localizou os destroços no Atlântico Norte, que está a uma profundidade de 12.470 pés envoltos em escuridão.
Devido à severa decadência ao longo dos anos causada pela corrosão do sal e bactérias comedoras de metais chamadas Caladan Oceanic, o Titanic está se transformando em pó.
Suspeita-se que até 2030, os restos do navio se desintegrarão completamente. Infelizmente, em seu estado atual, o Titanic não pode ser levantado das profundezas.
3/10 Atraso do Cruzeiro nas Proximidades
O RMS Carpathia foi o cruzeiro próximo que foi alertado para o pedido de socorro pelo capitão. Embora, o cruzeiro pudesse abrir caminho para o Titanic depois de quase três horas, mesmo com velocidade máxima, o que foi um grande atraso para o resgate.
O Titanic já estava afundando e submerso completamente em três horas. Infelizmente, o RMS Carpathia não conseguiu resgatar as pessoas a tempo.
2/10 Negligência de Outro Capitão
Isso pode parecer desconcertante, mas além do RMS Carpathia, havia outro navio, o SS Californian, que estava muito perto do Titanic. Apesar da tripulação ver os foguetes de socorro do Titanic. No entanto, eles não tomaram nenhuma ação, assumindo que o Titanic era inafundável.
Os foguetes foram considerados um sinal de pessoas ricas se aquecendo em prazer. Além disso, o operador de rádio do navio havia desligado as chamadas e, portanto, os pedidos de socorro foram recebidos um dia depois.
Se o capitão Stanley Lord tivesse agido prontamente, muitas pessoas teriam sido resgatadas.
1/10 A História Do Diamante Azul
A cena em que Rose usa “Blue Diamond” enquanto Jack pinta seu nu tem seus próprios fãs, devido à devoção de Jack à arte e Rose, bem como, particularmente, a essa pedra preciosa. Apesar de Jack e Rose serem personagens fictícios, a safira existia e era de propriedade de uma mulher chamada Kate Florence Phillips.
A pedra foi dada a ela por seu amante, que já era casado, e eles estavam navegando secretamente no Titanic com o objetivo de começar uma nova vida.
No entanto, com o desastre, Kate chegou ao bote salva-vidas enquanto seu amante morreu no oceano. Popularmente, conhecido como o colar Heart of the Ocean, está atualmente no Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos.