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10 (quase) cidades sem carros para visitar que são o sonho de um ciclista

Nada é melhor para um ciclista ávido do que uma viagem a cidades relativamente livres de carros, então confira estas dez escolhas para as férias dos sonhos de um ciclista.

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Explorar uma cidade sob seu próprio poder tem o potencial de ser uma das experiências mais gratificantes que um viajante pode ter. Infelizmente, nem sempre é uma proposta fácil ou segura. Mas não precisa ser assim.

Felizmente, cidades de todo o mundo estão percebendo os benefícios de se aventurar em duas rodas e planejando seu desenvolvimento de acordo. Estradas amigáveis para bicicletas, caminhos dedicados, inovações empolgantes e até mesmo áreas completamente livres de carros estão garantindo que o ciclismo esteja se tornando cada vez mais popular para residentes e turistas em todo o mundo.

Algumas cidades têm um longo caminho a percorrer, mas muitas já estão disputando a liderança em uma corrida para um ar mais limpo, pessoas mais felizes e músculos impressionantes da panturrilha.

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10/10 Copenhaga

Em 2016, a revolução das bicicletas completou o círculo em Copenhague, com dados revelando que agora há mais bicicletas do que carros nas ruas da capital dinamarquesa. De acordo com estatísticas recentes, 9 em cada dez dinamarqueses possuem uma bicicleta e o ciclismo representa um quarto de todo o transporte pessoal a menos de 5 quilómetros.

A vida é vivida em duas rodas em Copenhague, com aproximadamente metade de seus moradores fazendo uso dos quase 400 quilômetros de trilhas dedicadas que inundam a cidade. Rotas verdes fora da rua que atravessam parques e outras áreas naturais compõem uma boa parte dessa infraestrutura e estão programadas para expansão nos próximos anos.

As ciclovias que ligam as regiões circundantes também estão se tornando uma realidade em um plano para espalhar as alegrias do ciclismo por todo o país.

9/10 Berlim

Em um sinal de esperança para os ciclistas, a Friedrichstraße, uma das áreas centrais mais movimentadas de Berlim, ficou sem carros por duas horas no final de 2018. Foi um pequeno experimento que veio nas costas de ativistas na cidade pedindo um referendo sobre ciclismo e seu sucesso mostra a direção que a cidade está indo para o transporte de duas rodas.

Os berlinenses têm acesso a mais de 600 quilômetros de ciclovias que misturam áreas de beira de estrada e off-road projetadas com a segurança em mente. Há também “Fahrradstrassen”, ou “ruas de bicicletas”, onde os ciclistas têm prioridade e os limites de velocidade dos veículos são reduzidos.

Com bicicletas permitidas no transporte público, opções gratuitas de compartilhamento de bicicletas disponíveis e muitas rotas impressionantes para escolher, não há melhor maneira de ver esta cidade icônica do que a partir da posição elevada de uma sela confortável.

8/10 Utrecht

O nome do plano de acção de Utrecht sobre o ciclismo diz tudo o que precisa de saber: “Utrecht – todos nós pedalamos!”. A câmara municipal decretou que a bicicleta é o meio de transporte mais importante e, em apenas quatro anos, mais de 110 milhões de euros foram investidos no futuro do ciclismo de Utrecht.

O município de Utrecht, Houten, foi premiado como “Cidade do Ciclismo da Holanda” em 2018, e não é difícil entender o porquê. Houten foi projetado com os ciclistas em mente e nunca perdeu sua visão de um paraíso do ciclismo.

Utrecht está sendo estudada por urbanistas de todo o mundo que buscam reduzir o tráfego de veículos pesados em favor de viagens movidas a pedal. Se você está procurando o céu do ciclismo, você pode encontrá-lo nesta histórica cidade holandesa.

7/10 Ilha de Sark

Agora estamos conversando! A ilha de Sark, ao largo da costa da Normandia, proibiu completamente todos os carros, optando por utilizar tratores e carruagens puxadas por cavalos para atravessar a bela ilha com história que remonta aos tempos romanos.

Medindo pouco menos de 5,5 quilômetros quadrados no total, as bicicletas são, sem dúvida, a melhor maneira de os visitantes explorarem o cenário repleto de vida vegetal de todas as cores, tamanhos e formas.

Depois de explorar cada centímetro de Sark, os pilotos precisam simplesmente largar suas bicicletas de volta onde as encontraram e subir a bordo de um trator com destino ao porto. Não é assim que toda jornada deve terminar?

6/10 Oslo

Quando se trata de cidades sem carros, você simplesmente não pode passar por Oslo. Em uma bicicleta, você é bem-vindo em todos os lugares, mas o mesmo não pode ser dito para aqueles em quatro rodas. No início de 2019, mais de 700 lugares de estacionamento foram removidos do centro da cidade e substituídos por ciclovias, parques e outros espaços verdes.

Muitas ruas proibiram completamente os carros, enquanto outras são fortemente pedestres. A falta de opções de estacionamento para os motoristas essencialmente tornou as ruas da cidade livres de emissões nocivas e abriu as comportas para os ciclistas.

Com bicicletas bem-vindas no transporte público, a paisagem deslumbrante que rodeia a cidade norueguesa é maravilhosamente acedida.ssible. É uma brisa para desfrutar suavemente da natureza de um dos países mais lindos do mundo sem o zumbido de um motor de carro perseguindo você.

5/10 Adelaide

A cidade de Adelaide, aninhada confortavelmente entre colinas ondulantes e um litoral espetacular, tem uma cultura e infraestrutura que apoia ativamente ciclistas de todos os níveis. As bicicletas são gratuitas para alugar a partir de uma longa lista de locais em toda a cidade e o ciclismo no centro da cidade é seguro graças às linhas de bicicleta dedicadas que fluem paralelamente às principais ruas e andar na trilha foi legalizado para promover a segurança do ciclista. Há também um shopping estritamente livre de carros, ao ar livre, no centro da cidade, que é totalmente acessível em um corcel de metal.

É nos arredores da cidade, no entanto, onde Adelaide realmente mostra seu pedigree como um paraíso de ciclismo. É possível andar das colinas até a praia, maravilhando-se com pontos turísticos como o icônico Oval de Adelaide, ao longo de uma ciclovia dedicada que segue o belo rio Torrens. Os ciclistas também podem desfrutar da Trilha Costeira sem carros, explorar as pitorescas regiões vinícolas ou ir para as colinas para uma aventura elevada.

4/10 Portland

Quando se trata de descobrir uma cidade, muitos não se desdobram para os ciclistas da maneira majestosa que Portland faz. Com mais de 300 quilômetros de ciclovias, a maior cidade do Oregon recebe os ciclistas em suas paisagens únicas de braços abertos.

Planos estão em vigor para criar as primeiras ruas sem carros que a cidade já viu, adicionar ainda mais ciclovias e aumentar o potencial de transporte não motorizado em 60%.

Se você gosta de rolar casualmente pelo centro da cidade, cruzar o Springwater Corridor através de pontes e trilhas para bicicletas, mergulhar em panoramas florestais intocados ou provar os bairros residenciais, Portland é acessível a todos montados em uma bicicleta.

3/10 Malmö

Duas vezes nomeada a “Cidade do Ciclismo do Ano” da Suécia, Malmo continua a desenvolver o excelente trabalho já realizado.

Já em 2006, uma campanha que se chamava “No Ridiculous Car Journeys” foi lançada na cidade. O próprio nome mostra o quão séria a cidade é sobre a redução do tráfego de automóveis em favor de opções autoalimentadas e as estimativas mostram que cerca de 10.000 pessoas tomaram conhecimento e abandonaram os bebedores de gás.

Com o primeiro serviço de ferry marítimo transfronteiriço do mundo projetado especialmente para ciclistas, um projeto piloto para coleta de lixo de bicicleta e melhoria consistente da infraestrutura, Malmo pode ser pequena no cenário mundial, mas pode chegar ao pódio quando se trata de cultura de ciclismo.

2/10 Antuérpia

Amplamente considerada como a melhor cidade da Bélgica para o ciclismo, Antuérpia está acelerando os planos para melhorar a experiência de pilotagem e o progresso está parecendo bom. Desenvolvimentos empolgantes, como trilhas protegidas mais amplas ao longo do belo porto, pontes combinadas para bicicletas e pedestres e um plano ousado para reduzir o tráfego de carros, enviando uma grande parte considerável do principal anel viário subterrâneo, mostram o caminho positivo em que Antuérpia está.

Registrar-se com o excelente Sistema de Bicicletas Compartilhadas, ‘Velo’, através de um smartphone dá acesso a mais de 150 estações de bicicleta convenientes dentro dos limites da cidade. Esse sistema também está sendo expandido do centro da cidade para os bairros, incentivando mais cidadãos a irem aos pedais. Os viajantes em potencial podem até fazer um passeio virtual on-line para planejar sua jornada e ter um primeiro gostinho dos passeios alegres que estão por vir.

1/10 Bogotá

A cada semana, quilômetros de ruas da cidade de Bogotá são liberados de máquinas para dar lugar a ciclistas, pedestres e todas as outras formas de viagens autoalimentadas. Das 7h às 14h de domingo, os carros são proibidos nas estradas da cidade da capital colombiana. Em vigor desde a década de 1970, o conceito foi copiado em todo o mundo.

Mesmo fora desse horário, visitantes e moradores têm acesso a mais de 360 quilômetros de ciclovias lisas que se estima serem utilizadas por 84.000 pessoas todos os dias.

Simplificando, se você quiser abandonar o automóvel e engrenar em uma bicicleta, Bogotá é o lugar para você. Nem precisa ser um domingo.