As companhias aéreas aumentam drasticamente os níveis de sal e açúcar em suas refeições

O que há com a comida de avião? Por que tem um gosto tão estranho? Como isso se tornou uma piada preguiçosa, na melhor das hipóteses, e uma fonte de consternação para passageiros descontentes, na pior das hipóteses?
Sejam passageiros frequentes ou não, a maioria dos passageiros tem uma relação de amor e ódio com a comida a bordo. Algumas pessoas pedem tudo no menu e voltam por segundos (sim, você pode fazer isso), enquanto outras não o tocam com um poste de barcaça. Mas ame-o ou deteste-o, por trás de seu frágil filme plástico, a comida de avião é surpreendentemente complexa.
A ciência do gosto a 40.000 pés é uma indústria multibilionária e a maioria das companhias aéreas trabalha duro para garantir que seus passageiros aproveitem sua experiência o máximo possível, incluindo a comida que comem. Acredite ou não, o planejamento meticuloso entra em todos os aspectos da sua refeição a bordo, desde tempero, textura até ingredientes, e as companhias aéreas fazem um esforço insano para testar o sabor de seus menus.
Muitos de nós realmente sabemos muito pouco sobre a comida que comemos no céu e como ela é feita, mas vá mais fundo e você descobrirá muitos fatos estranhos e impressionantes, mais interessantes do que a própria culinária sem graça. Aqui está o nosso resumo de 20 fatos malucos sobre o grub a bordo – você nunca mais olhará para a comida de avião da mesma maneira.
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20/20 20. Não culpe o chef: a ciência provou que a comida tem um gosto estranho no céu
Acontece que o corpo humano tem algumas reações interessantes ao ficar preso em um tubo pressurizado a milhares de metros acima do solo. Tanto os alimentos quanto as bebidas têm um sabor estranho de 30.000 pés e é devido a uma combinação de baixa pressão, baixos níveis de umidade e motores barulhentos – todos os fatores que amortecem a capacidade de provar.
Na verdade sua capacidade de provar sabores doces cai de 15 a até 20% e a salinidade cai de 20% a 30%, e algumas companhias aéreas tentam contornar esse problema aumentando drasticamente os níveis de sal e açúcar em suas refeições. O fato permanece, no entanto, que a comida não terá o mesmo sabor, e não é culpa do cozinheiro.
19/20 19. A comida da companhia aérea tem quase 100 anos (e provavelmente tem gosto dela…)
Sabemos que alguns alimentos de companhias aéreas têm o gosto de ter 100 anos de idade, mas o que realmente queremos dizer é que a comida foi servida a bordo por quase um século. Em 11 de outubro de 1919, Handley-Page serviu as primeiras refeições a bordo em sua rota de Londres para Paris. Por três xelins, os passageiros podiam comprar um almoço pré-embalado de um sanduíche e frutas.
Handley Page Transport Ltd foi uma companhia aérea fundada em 1919 por Frederick Handley Page na nova era do voo civil após a Primeira Guerra Mundial. Uma única tarifa custa cerca de £ 4 10 xelins, o equivalente a mais de £ 500 em dinheiro de hoje.
18/20 18. Comida costumava ser cozida em aviões (por chefs reais)
Antes que os regulamentos rigorosos em relação à segurança aérea fossem implementados, voar era uma experiência muito diferente. Não só você podia fumar durante o voo, mas muita comida servida era cozida no próprio avião. Em 1936, a United Airlines instalou as primeiras cozinhas a bordo para fornecer refeições quentes aos passageiros aéreos, e outras companhias aéreas logo seguiram o exemplo. Lançado em 1969, o Concorde tornou-se conhecido por sua culinária de alta qualidade, grande parte da qual foi preparada a bordo. Os menus incluíam champanhe, caviar, trufa preta, foie gras e lagosta com açafrão.
17/20 17. Hoje em dia, toda a comida é feita no chão
Toda a comida do avião é cozida e preparada no solo para cumprir as leis de segurança. Você não pode cozinhar a bordo, porque qualquer chama aberta é um sério risco de segurança enquanto o avião está no ar, obviamente.
Como os aviões não têm uma cozinha adequada com aparelhos adequados, sua comida é apenas reaquecida pela tripulação de cabine usando um forno de convecção que apenas sopra ar quente e seco sobre a comida para aquecê-los e permanecer quentes.
Grandes fabricantes de alimentos de companhias aéreas, como a LSG Sky Chefs, produzem 15.000 pães a cada hora, 24 horas por dia, 365 dias por ano e 30.000 sanduíches por dia.
16/20 16. Tempero sônico: Usar fones de ouvido fará com que sua comida tenha um sabor melhor
Além do paladar e do olfato, sua audição também pode afetar a forma como você experimenta a comida. De acordo com estudos recentes da Universidade de Cornell, um ambiente auditivo alto, como a cabine pressurizada de um avião, pode mudar nossa percepção de comida / sabor.
Os pesquisadores fizeram com que 48 homens e mulheres consumissem soluções líquidas dos cinco sabores básicos – doce, salgado, azedo, amargo e umami – em uma sala com ruído ambiente regular e novamente em uma sala com ruído de avião simulado. Os resultados? Ruídos mais altos nos fazem perceberve alimentos como menos doces com um sabor umami mais pronunciado.
Portanto, ouvir música em seus fones de ouvido, ou usar fones de ouvido com cancelamento de ruído, pode fazer com que sua comida tenha um sabor melhor, e as companhias aéreas estão ficando cada vez mais criativas com as ligações entre gosto, som, ruído e música. Em 2014, por exemplo, a British Airways revelou um recurso em seus voos intitulado “Sound Bites”, onde as pessoas podiam sintonizar uma lista de reprodução especialmente selecionada destinada a melhorar os sabores de sua comida e desfrutar, digamos, de óperas de Verdi enquanto mergulhavam em massas.
15/20 15. Por que o suco de tomate é estranhamente popular nos aviões?
Na vida normal e cotidiana no chão, as pessoas aparentemente não pedem suco de tomate com tanta frequência. Mas 30.000 pés no ar, no entanto, e de repente está em demanda, sendo encomendado por pessoas que normalmente nunca o beberiam. Você já pensou por que isso acontece?
De acordo com um estudo clínico da Lufthansa Airlines, a pressão flutuante do ar das cabines das aeronaves faz com que os passageiros desejem acidez e salinidade, que o suco de tomate satisfaz. Enquanto no chão, tem gosto de terra, no ar, é doce e salgado. O suco de tomate tem um sabor melhor no ar.
14/20 14. Muito pensamento vai para selecionar os melhores vinhos para desfrutar a 36.000 pés
Se você leu até aqui, saberá que nossos paladares mudam de altitude devido a uma série de fatores, mas essas mudanças também afetam o que está na carta de vinhos. Vinhos que são mais ácidos e ricos em taninos não são tão agradáveis a bordo, então a maioria das companhias aéreas tende a transportar vinhos perfumados e frutados.
Com uma demanda tão enorme dos clientes, o vinho de companhia aérea é um negócio multimilionário que pode ser uma benção para qualquer indústria vinícola nacional. Somente a Qantas afirma investir US $ 25 milhões na indústria vinícola australiana a cada ano.
13/20 13. Companhias aéreas jogam comida fora se um voo estiver atrasado
Todos os alimentos não consumidos são jogados fora imediatamente após cada voo, e quando você considera que a instalação de catering da Emirates sozinha prepara 180.000 refeições para atender seus mais de 400 voos diários em todo o mundo, e há operações semelhantes em todo o mundo, você perceberá que a escala da restauração a bordo e do desperdício é espantosa.
Mas o pior é que a comida em um avião também é jogada fora se o voo for atrasado por mais de seis a oito horas. Sim, tudo isso.
De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo, as companhias aéreas produziram 5,2 milhões de toneladas de resíduos em 2017 e produzirão mais de 10 milhões de toneladas anualmente até 2030. Felizmente, as companhias aéreas estão acordando para o problema e estão cada vez mais encontrando maneiras de desviar os resíduos da cabine dos aterros sanitários.
12/20 12. Não há problema em pedir mais comida
Como você leu acima, todas as refeições não consumidas são ridicularizadas, por isso, se uma refeição da companhia aérea não for suficiente para você, você realmente pode pedir mais (desde que pergunte bem à tripulação de cabine).
Também não são apenas refeições. Muitos de nós pensamos que, uma vez que recebemos um lanche, é isso, não há mais lanches. Mas, novamente, se você quiser outro saco de peças de pretzel, você pode educadamente perguntar – apenas não diga ao passageiro adormecido ao seu lado.
11/20 11. Alerta de spoiler: Comida de avião não é fresca
Não se deixe enganar por aqueles adesivos “recém-preparados” no seu sanduíche a bordo. A comida de avião pode ser feita em qualquer lugar de 10 horas a 72 horas de antecedência. De fato, na Europa, é totalmente legal ter a comida resfriada por até cinco dias antes de servir.
Os pratos quentes são feitos em grandes panelas industriais e decantados em recipientes de plástico com tampas de papel alumínio antes de serem refrigerados a cerca de 5ºC em 90 minutos. Fora dos fatos sobre comida de avião, este é provavelmente o mais fácil de acreditar.
10/20 10. As companhias aéreas podem economizar milhares de dólares alterando apenas um único ingrediente
As companhias aéreas planejam meticulosamente seus menus de bordo com pelo menos seis meses de antecedência e, às vezes, até um ano inteiro antes do tempo, e uma das principais razões para isso é financeira.
AA famosamente economizou US $ 40,000 por ano em 1987, livrando-se apenas de azeitonas de suas saladas. A Delta economizou US $ 250.000 por ano raspando apenas uma onça de seus bifes, e A AA também removeu um único morango de suas saladas de frutas a bordo e economizou US $ 210.000 por ano.
9/20 9. Catering a bordo é uma indústria de bilhões de dólares
O mercado global de serviços de catering a bordo atingiu US $ 15,54 bilhões em 2017 e o tamanho do mercado deverá crescer para US $ 18 bilhões até 2021. A Ásia-Pacífico representou o maior mercado, de cerca de um terço da quota de mercado global, e a LSG Sky Chefs – a marca da LSG Lufthansa Service Holding AG – é a maior do mundo. fornecedor de catering de companhias aéreas, em parceria com 300 companhias aéreas em todo o mundo em 214 aeroportos, produzindo 591 milhões de refeições por ano.
8/20 8. Quanto mais Saucier O Melhor
O lema é “quanto mais saboroso, melhor” quando se trata de comida de avião. Não só o ar em alta altitude seca seus seios, mas os cientistas também dizem que a falta de umidade faz com que os alimentos sequem.
Pratos à base de molho, como ensopados e caril, se saem melhor como refeições a bordo, porque são úmidos por natureza, por isso provavelmente serão mais macios e saborosos. É por isso que a maioria das companhias aéreas tende a ter pratos salgados e por isso você deve tentar encomendá-los quando puder.
7/20 7. As carnes não são cozidas (no chão, isto é)
Quer se trate de frango, cordeiro ou carne bovina, as carnes que você escolhe do menu do avião não são totalmente cozidas quando deixam a cozinha industrial no chão. A carne bovina é realmente cozida apenas 30% e o frango apenas 60%, antes de ser carregado no avião. Mas não há nada com que se preocupar, porque a carne é então cozida durante todo o caminho no vapor a bordo ou no forno de convecção de ar seco.
6/20 6. Não há micro-ondas a bordo
Enquanto a comida de avião muitas vezes parece e tem gosto de ter sido consumida por um micro-ondas, você não encontrará um micro-ondas em nenhum avião comercial.. Isso porque tanto os micro-ondas quanto os fornos convencionais são proibidos por razões de segurança.
Em vez disso, os fornos de convecção de ar seco são a ferramenta mais comum usada para reaquecer seus alimentos, mas não são perfeitos e tendem a secar as refeições. Cientistas culinários estão trabalhando em maneiras de garantir que a comida permaneça saborosa depois de ser reaquecida. Novos tipos de fornos são usados em certos voos, e muitas companhias aéreas começaram a cozinhar alimentos no vapor para manter a umidade nos pratos.
5/20 5. Pilotos comem refeições diferentes para os passageiros
“A vida de todos a bordo depende de apenas uma coisa: encontrar alguém lá atrás que não só possa pilotar este avião, mas que não tenha peixe para o jantar.” Se o filme Avião! Ensinou-nos qualquer coisa, é que a tripulação de voo nunca deve comer a mesma refeição que os passageiros.
Felizmente, devido a regulamentos de segurança muito rigorosos, é super raro que as refeições de avião lhe dêem intoxicação alimentar. No entanto, ainda é importante dar aos pilotos e copilotos refeições diferentes para evitar que eles fiquem doentes, por precaução. Porque se os responsáveis pelo avião de repente ficarem com dor de estômago, não será uma experiência de voo bonita para ninguém.
4/20 4. Umami – A Sensação Saborosa do Quinto Sabor – Não É Afetada pela Altitude
Umami, o quinto sabor além de salgado, doce, azedo e amargo, é o único sabor que não é afetado em uma altitude tão alta.. Se alguma coisa, os cientistas alegaram que é reforçada.
Umami, amado pelos chefs japoneses, é aquele sabor satisfatório e salgado que você obtém de alimentos como tomates, sardinhas, mariscos e molho de soja. É provavelmente por isso que você vê tantas refeições a bordo embaladas com ingredientes ricos em umami, como espinafre, cogumelo e peixe, para não mencionar todo o suco de tomate servido a bordo.
3/20 3. A ciência culinária entra em cada bocado
O processo de criação de refeições a bordo, desde a concepção completa até a implementação de menus, envolve muitas tentativas e erros e pode levar mais de um ano. O menu Polaris da United, lançado em 2016, incluiu 28 oficinas de menu em 16 cidades dos cinco continentes para produzir 48 novas saladas, 96 aperitivos e 240 entradas.
Ciência e artes culinárias se combinam ao criar alimentos planos. A virgem, por exemplo, sempre escolhe proteínas que podem sobreviver se o sinal do cinto de segurança continuar e a comida ficar presa no forno. Salmão, peixe-rei e barramundi são todos ricos em teor de óleo, o que é bom, e a carne que tem um pouco de gordura também mantém bem a sua textura. As companhias aéreas nunca usariam um lombo de veado porque não tem gordura e, se estiver cozido demais, será como couro.
2/20 2. Até mesmo chefs famosos tentaram fazer com que a comida de avião tivesse um bom gosto
Muitas companhias aéreas recorreram a chefs famosos para trazer não apenas sabor, mas também um pouco de glamour, de volta ao voo. A companhia aérea australiana Qantas foi pioneira no conceito de parceria com chefs famosos em 1997, quando trouxe a bordo Neil Perry, que colocou a alta gastronomia australiana no mapa de seu principal restaurante, o Rockpool.
A Air France decidiu capitalizar sua herança culinária nacional pedindo a chefs com estrelas Michelin de todo o país que criassem os menus para seus passageiros de primeira classe e de classe executiva.
Para não ficar de fora, a British Airways desafiou o guru gastronómico Heston Blumenthal a criar a melhor refeição a bordo. O resultado foi o “Height Cuisine”, um menu projetado para maximizar o sabor de sua pratos em altitude usando receitas que são naturalmente ricas em umami.
1/20 1. Não comer durante um voo pode realmente ser ruim para você
Aqueles que se recusam a comer comida de avião ou simplesmente odeiam comer enquanto voam não estão fazendo a escolha saudável. Não comer no avião é muito ruim para a sua saúde, porque pode fazer com que seus níveis de açúcar no sangue caiam, o que resulta em você se sentir cansado, fraco e instável.
Não comer também pode causar enxaquecas e mudar drasticamente seu humor também. E quanto ao jet lag, não comer pode piorar os efeitos. Então, da próxima vez que você voar, certifique-se de enfrentar a comida a bordo ou levar a sua própria.
Referências: bbc.co.uk, flightcentre.com