Skip to content

25 coisas em que acreditamos sobre o turismo espacial (que são totalmente falsas)

Existem vários conceitos ou equívocos em relação ao que realmente ocorre no espaço.

25 coisas em que acreditamos sobre o turismo espacial (que são totalmente falsas) 3

O turismo espacial ou as viagens espaciais tornaram-se possíveis desde algumas décadas atrás, por alguns cientistas e astronautas incrivelmente talentosos que queriam saber mais sobre o espaço. Pode-se argumentar que a exploração espacial tem sido uma das coisas mais emocionantes que a tecnologia tornou possível.

E mesmo que tenha sido um ótimo tópico para a indústria cinematográfica em Hollywood, e seja um gênero de ficção científica, na maioria das vezes o que é retratado é muitas vezes muito idealizado ou simplesmente errado.

A exploração espacial tem sido frequentemente usada para descobrir, explorar e entender o universo. Também tem uma conotação às vezes negativa de um fundo político, pois houve uma guerra eterna entre os países, a fim de ver quem chegaria mais longe primeiro ou quem obteria mais conhecimento do universo desconhecido.

Existem, no entanto, vários conceitos ou equívocos em relação ao que realmente ocorre no espaço. De indivíduos que morrem se alguma vez estiverem sem um traje especial, a ter um corpo ardente e inflamável. Esta lista definitivamente ajudará a desmascarar alguns dos mitos mais conhecidos em termos de turismo espacial!

Continue lendo para descobrir tudo o que é necessário saber sobre turismo espacial, viagens espaciais e exploração espacial!

Conteúdo

25/25 25. Há Gravidade Zero no Espaço

Na verdade, a gravidade existe em todos os lugares, mesmo no espaço. Uma das funções da gravidade é dar forma ao sistema solar, às órbitas dos planetas e até às galáxias. Embora seja muito improvável que a gravidade seja sentida no espaço porque é muito fraca, a gravidade ainda está lá.

De acordo com Wired, a gravidade só aumenta à medida que mais massa e energia são adicionadas, de modo que se pode dizer que, se um objeto ou dois têm massa, então também haverá uma força gravitacional puxando-os um para o outro. Se, no entanto, os objetos estiverem muito separados uns dos outros, sua força gravitacional diminui.

24/25 24. A cor do sol é amarela

A verdadeira cor do sol é realmente branca e emite muita energia na faixa visível do olho humano. Ao olhar para o sol do espaço sideral, pode-se ver que o branco é a cor real, este branco também é a cor da luz emitida. Como isso é possível quando parece vermelho, laranja ou amarelo da terra?

Como Solar-Center.Stanford.Edu A razão para isso é que a atmosfera da Terra espalha todas as cores, mas as cores de amarelo, laranja e vermelho têm um comprimento de onda maior e são mais difíceis de espalhar. Então, o sol parece amarelo a olho nu. Na verdade, pode-se argumentar que o sol é essencialmente todas as cores misturadas, e é materializado quando se olha para um arco-íris!

23/25 23. O Cinturão de Asteroides é muito perigoso

Quando o sistema solar ainda estava em sua fase de bebê, poeira e rocha eram os principais objetos que circundavam o sol. Eles continuaram fazendo isso até que foram puxados juntos por sua forte força gravitacional, assim novos planetas foram criados. No entanto, havia um espaço “pequeno” entre Júpiter e Marte que ficou conhecido como o Cinturão de Asteroides.

Como Ripley’s Os objetos rochosos encontrados neste cinturão têm quilômetros e quilômetros de espaço entre eles, por isso torna bastante difícil – para não dizer quase impossível – ter uma colisão com um dos objetos. A distância entre esses asteroides foi estimada em 600.000 milhas. Agora, a distância entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 238.855 milhas.

22/25 21. O sangue das pessoas ferve

Como BBC.com mencionou, o sangue humano não é capaz de ferver no espaço porque o corpo não responde dessa maneira. Assim como as pessoas não explodem, o sangue também não ferve. O que acontece é como o parágrafo acima, chamado de ebulição. Se um ser humano está no espaço sem um traje espacial adequado, então bolhas se formarão nas áreas de baixa pressão por onde a circulação do sangue passa.

Além disso, se o coração humano ainda está batendo no espaço, então a ebulição simplesmente não ocorrerá no sangue arterial. Veias e artérias têm paredes muito grossas que salvarão o corpo da ebulição, resistindo à expansão do corpo. Isso é semelhante a obter “as curvas” no mergulho.

21/25 20. NASA gastou milhões para criar uma caneta que poderia escrever no espaço

Pode-se dizer que, se um boato for espalhado corretamente, ele poderia potencialmente atingir o espaço sideral. Foi exatamente o que aconteceu com esse boato que ainda está circulando por aí, quase 60 anos após o auge do space race quando supostamente aconteceu.

De acordo com Scientific AmericanOs cientistas da NASA descobriram que suas canetas caras não podiam funcionar no espaço. Que choque! Na realidade, aparentemente, Paul C. Fisher e a Fisher Pen Company criaram uma caneta espacial que tanto os soviéticos quanto os astronautas norte-americanos continuam a usar no espaço. Não se preocupe, porém, os cidadãos norte-americanos não pagaram pela confecção dessas canetas!

20/25 19. Jetpacks deixam astronautas voarem por aí

De acordo com SmithsonianMag, a Unidade de Manobra Tripulada (MMU) é um sonho que se torna realidade, mas não é um jetpack. Esta máquina deu aos astronautas a mobilidade para serem capazes de chegar a lugares sem uma amarra ligada ao ônibus espacial, ganhando assim mais independência. É operado com controladores de mão, portanto, o astronauta é capaz de decidir para onde ir simplesmente movendo os braços.

Embora tenha sido projetado especificamente para que os astronautas sejam mais independentes durante as atividades extraveiculares, o MMU tem sido visto como não sendo realmente necessário no espaço. É por isso que não tem sido usado em um par de anos.

19/25 18. Os buracos negros engolem tudo

Se um objeto ou massa se encontra no horizonte de eventos de um buraco negro, então esse buraco negro definitivamente “comerá” ou “engolirá” tudo ao seu redor. Quer se trate de um cão, uma pessoa ou uma estrela massiva, eles logo serão devorados pelo buraco negro. O horizonte de eventos é um limite invisível – mas muito importante – que separa o buraco negro do resto do universo.

Como SpacePlace.nasa.gov tem apontado, quando a “acreção” ocorre, ou para simplificar, quando um buraco negro puxa algo para dentro, é porque o material encontrado perto do horizonte de eventos é puxado para um disco maciço. Na maioria das vezes, a dieta preferida desses buracos negros é o gás.

18/25 17. Explosões e incêndios acontecem no espaço

Para ter uma explosão no espaço, deve haver uma fonte de combustível que o alimente. Caso contrário, o fogo da explosão não é capaz de se espalhar porque há muito pouco ar no espaço. Além disso, mesmo que a gravidade exista no espaço, seu impacto é mínimo em termos de ajudar as possíveis chamas a subir.

Espaço menciona que fazer um incêndio no espaço é uma tarefa muito, muito difícil, mas não impossível. Lembre-se de que, para que o fogo sobreviva, três elementos devem coexistir: oxigênio, combustível e calor. Além disso, se uma explosão acontecesse no espaço, os destroços seriam forçados em todas as direções possíveis.

17/25 16. Um corpo congelará instantaneamente no espaço

Os filmes de Hollywood fazem as pessoas acreditarem que, se um ser humano estivesse no espaço sem um traje espacial, eles provavelmente congelariam muito rapidamente. Esta crença está, no entanto, longe de ser verdadeira!

Como Ciência Clara Real ensinou em seu site, se uma pessoa está no espaço sideral sem equipamento especial, então ela não congelaria nem explodiria em chamas. O que vai acontecer, porém, é que o ar que é encontrado nos pulmões se expandirá, também haverá algum tecido rasgando, dependendo do corpo, e a água que é encontrada nos tecidos moles pode evaporar, o que, por sua vez, faria o corpo inchar.

16/25 15. Há Som no Espaço

Na Terra, quando uma pessoa fala, as pessoas próximas serão capazes de ouvi-la. Isso ocorre porque o som viaja e, quando isso acontece, está realmente fazendo a molécula vibrar pelo ar.

Como Qrg.Northwestern.edu mencionou, no espaço, as coisas diferem dramaticamente, pois não há ar e não há “veículos” que permitam que as moléculas viajem também. Como não há atmosfera e nenhum fluido para transportar ondas de choque, não há som. Isso ocorre principalmente porque há tão poucas partículas e por causa da distância que essas partículas têm que percorrer é tão imensa que elas simplesmente acabariam desaparecendo.

15/25 14. Onde estão os alienígenas?

“Onde está todo mundo?” é o que o físico Enrico Fermi perguntou ao olhar para o céu há mais de 60 anos. Ele estava, é claro, falando sobre alienígenas. Ele ficou conhecido por essa pergunta… mas e se os verdadeiros alienígenas forem seres humanos e, em vez de olhar para o céu, as pessoas só precisarem se ver para perceber suas qualidades alienígenas?

O Atlântico afirmou que existem milhões de planetas no universo que poderiam sustentar a vida. De fato, alguns cientistas acreditam que existem bilhões de planetas onde a vida poderia se desenvolver. Se os alienígenas existem, talvez eles simplesmente não queiram ser contatados, ou eles são mais avançados do que os humanos. seres e viram o que está acontecendo com a Terra em relação às mudanças climáticas e eles querem evitar esse futuro.

14/25 13. Há um reservatório de água no espaço profundo

Os cientistas descobriram que alguns exoplanetas provavelmente têm água em sua composição. Esses planetas têm de duas a quatro vezes o tamanho da Terra, mas são muito rochosos e os astronautas estão discernindo se eles têm oceanos, especialmente considerando que eles têm atmosferas semelhantes à encontrada na Terra.

Universo Hoje diz que, embora a água tenha sido encontrada nesses exoplanetas, ainda é difícil determinar se essa água é como a encontrada na Terra, e isso também leva à questão de saber se os alienígenas existem, já que a água é muito importante para a vida.

13/25 12. Superfícies de naves espaciais experimentam calor abrasador com reentrada

De acordo com Science.How Stuff FuncionaUma coisa é levar uma nave espacial para fora da atmosfera da Terra, e outra coisa completamente diferente é levar a mesma nave espacial para dentro da atmosfera da Terra. Isso ocorre principalmente porque as espaçonaves viajam incrivelmente rápido ao reentrar na atmosfera da Terra.

Então, o que realmente acontece é uma mistura de forças, incluindo gravidade e arrasto que eventualmente leva ao atrito. Essa combinação de ocorrências cria uma resistência do ar, o que, por sua vez, retarda a espaçonave para entrar com segurança na atmosfera da Terra. Às vezes, a nave fica tão quente que brilha, um processo às vezes chamado de incandescência.

12/25 11. Cometas e asteroides são feitos da mesma coisa

Mesmo que asteroides e cometas possam parecer semelhantes à maioria das pessoas, eles são realmente muito diferentes uns dos outros em termos de sua composição. Os asteroides são compostos de rocha e vários metais e orbitam perto do sol. Os cometas, no entanto, são compostos de gelo, poeira, material orgânico e rochoso.

Como Universo Hoje aponta que os asteroides foram formados mais perto do Sol, é por isso que eles não têm gelo neles, pois o sol simplesmente derreteu o gelo. Portanto, os cometas foram formados longe do Sol, onde sua luz incandescente não foi capaz de derreter o gelo.

11/25 10. Mercúrio é o planeta mais quente

Embora Mercúrio seja o planeta mais próximo do Sol, essa característica não o torna o planeta mais quente do sistema solar. Como isso é possível? Para começar, Mercúrio tem uma massa baixa e a atmosfera mais fina de todos os planetas, então os cientistas acreditam que é por isso que não é o mais quente dos planetas. Como sua atmosfera é tão fina, faz com que Mercúrio perca calor em seu espaço.

Qual é o planeta mais quente, então? Bem ao lado de Mercúrio pode-se encontrar Vênus, que possui uma atmosfera espessa que cobre todo o planeta, tornando-se assim o planeta mais quente do sistema solar, Planetas para Crianças Diz.

10/25 9. O vácuo do espaço é extremamente frio

Primeiro de tudo, quando o universo era mais jovem e menor do que o que é hoje, era um lugar muito quente e quente. Avance rapidamente alguns bilhões de anos e o universo se expandiu incrivelmente. Todas as moléculas que estavam por aí antes, estavam quase esbarrando umas nas outras. Agora eles estão longe um do outro, tornando o universo um pouco mais frio.

No entanto, isso só é verdade quando se fala de um planeta ou de uma parte no espaço que está longe do sol. Porque quando um objeto está perto do sol, as chances são de que o objeto será muito, muito quente, de acordo com Forbes.

9/25 8. A Terra é uma esfera perfeita

Ao olhar para fotos da Terra, pode-se ver um belo e perfeitamente arredondado círculo azul, verde e marrom. Isso significa que a Terra é perfeitamente redonda? Na verdade, não. Na verdade, a Terra tem uma forma 3D que é chamada de esferoide.

Sempre que a Terra está girando, ela também está criando uma força estranha que é mais alta no equador e zero nos dois polos. Esta ocorrência torna a Terra ligeiramente esmagada em uma esfera, portanto, a imagem perfeitamente arredondada da Terra não é 100% precisa. Não se preocupe, porém, esse efeito é muito pequeno para ser detectado pela maioria das pessoas, de acordo com Scientific American e ainda podemos dizer que a Terra é redonda.

8/25 7. Há Direção no Espaço

“Mova-se um pouco para a esquerda”, “Vá até lá”, “Suba aqui”, são algumas frases que não são verdadeiramente literais quando no espaço, porque a direção realmente não existe. Então, como os astronautas determinam a direção quando estão no espaço? Como eles sabem qual caminho é norte, sul, leste ou oeste, pergunta? Science.time.com.

Por mais incrível que isso pareça, todas as palavras e frases acima são inúteis quando estão no espaço. Na verdade, eles praticamente só precisam saber onde sua nave espacial está para ver o quão rápido ela está indo. As direções são algo que os seres humanos inventaram, mas são muito dependentes de culturas, lugares e tempos específicos.

7/25 6. Voar no espaço é como voar na Terra

Da gravidade ao que uma pessoa deve vestir se quiser voar no espaço, o conceito de voar é muito diversificado, quer uma pessoa esteja voando no ar na Terra ou no espaço. Voar no espaço é algo que muitas pessoas não experimentarão, voar enquanto estiver na Terra é mais comum – e barato!

Por exemplo, ao voar no ar, um avião só pode atingir um certo nível de pés acima do nível do mar. Este não é o caso de uma nave espacial, pois ela, é claro, pode voar cada vez mais longe. As sensações corporais também são diferentes, como Explique essas coisas Relatórios.

6/25 5. Criar gravidade no espaço é fácil

Mesmo que não seja uma tarefa impossível, é definitivamente uma tarefa muito difícil. Às vezes é referido como “Gravidade Artificial”, e basicamente significa que a espaçonave ou estação espacial deve estar girando sem parar, a fim de criar uma força centrífuga que puxa os indivíduos para o exterior e simula a gravidade. ou pelo menos algo semelhante à gravidade.

Como as espaçonaves atuais não têm gravidade artificial, Curious.astro.cornell.edu, nos diz que é por isso que tudo o que está dentro da espaçonave está constantemente caindo e flutuando, porque criar uma configuração de gravidade artificial é realmente mais tempo e dinheiro consumindo do que deixar as coisas como estão!