Skip to content

A Ilha Christmas pode não ter muito a ver com o Natal, mas ainda vale a pena visitar

A Ilha Christmas pode não ter nada a ver com a celebração do Natal, mas sua vida selvagem única lhe rendeu o nome por uma razão diferente.

caranguejos na ilha do Natal

A Ilha Christmas, que está situada no pico de um antigo vulcão oceânico, é um lugar fascinante e misterioso. Existem milhares de ilhas no mundo, mas nenhuma como esta. Veja por que vale a pena visitar a Ilha Christmas.

Atrações Únicas

Ao contrário de muitos destinos semelhantes, a Ilha Christmas não é particularmente voltada para turistas. Isso significa que a ilha está madura com beleza natural crua e inexplorada.

Também chamada de ilha dos caranguejos, a Ilha Christmas é o lar de uma série de espécies e fenômenos únicos. Endêmicos da ilha, os Caranguejos Vermelhos ganharam fama mundial. Uma vez por ano, há uma migração em massa de proporções épicas, que envolve os caranguejos vermelhos afundando no oceano para desovar. A migração – um vasto cobertor vermelho de pequenos caranguejos – é considerada uma maravilha natural do mundo.

Para observar esse fenômeno mágico, os visitantes devem procurar estar lá em novembro e ficar de olho no céu, pois a migração do caranguejo ocorre em sincronia com o ciclo lunar.

O solo vulcânico é potente e fértil, assim como toda a vida subsequente que o solo sustenta. As exuberantes florestas tropicais da Ilha Christmas são tolkienias em sua magnitude, grávidas de vida e mistério pré-histórico. Os visitantes podem caminhar pelo denso ecossistema e experimentar uma conexão incomparável com a Terra.

Os visitantes que procuram pegar uma emoção podem caminhar pela floresta para chegar à borda externa da ilha, onde há vários penhascos íngremes para mergulhar.

Ilha Christmas – a estrada menos percorrida De Austrália

Falando da fantasia tolkieniana ganhando vida, no início de 2021, os exploradores descobriram um vulcão subaquático perto da ilha, que eles apropriadamente chamaram de “Olho de Sauron”. Há muito mais segredos nas águas ao redor da ilha. Por esta razão, é um ótimo destino para mergulho e snorkeling.

Tranquilidade

Além de atividades físicas como caminhadas, mergulho e snorkeling, há muitas razões pelas quais vale a pena visitar a Ilha Christmas.

A ilha é o lar de menos de 2000 pessoas. Isso a torna significativamente menos povoada do que algumas das ilhas mais remotas, como Tarawa, em Kiribati. Isso, juntamente com o fato de que a recepção celular é escassa, significa que a ilha oferece uma oportunidade incomparável para isolamento e fuga do mecanismo furioso do mundo moderno.

Mergulhe na reclusão tranquila aproveitando o sol tropical e lendo um livro em uma das muitas praias imaculadas, ou pegue o pôr do sol sobre o vasto oceano e observe os pássaros migrarem como têm feito por milhares de anos. Os visitantes podem resensibilizar seus sentidos naturais tomando um banho sob uma das muitas cachoeiras ou buscar a solidão flutuando nas águas azul-turquesa de uma caverna oceânica.

Para os visitantes com um talento para a antropologia cultural, a ilha pode ser um lugar fascinante. Uma grande parte dos habitantes é de origem chinesa. Isso se reflete na composição linguística da ilha, que consiste em mandarim, malaio, cantonês e várias outras línguas. No entanto, quase metade dos nativos são de origem étnica indeterminada, totalmente exclusiva da ilha.

Como a Ilha Christmas é um caldeirão de culturas, há uma variedade diversificada de igrejas, templos e locais de culto indefinidos. De fato, muitas das tradições religiosas nativas da ilha são tão distintas que há muito pouca informação sobre elas.

No final da década de 1950, a ilha foi o local de testes de bombas nucleares, cujos efeitos a longo prazo são em grande parte desconhecidos. Enquanto o foco do mundo está em lugares como Chernobyl, a Ilha Christmas tem seus próprios enigmas evolutivos para descobrir como resultado de testes nucleares.

Logística

Esta ilha remota no Oceano Índico é um território australiano, apesar de estar mais perto da Indonésia. A vantagem disso é que a ilha usa o dólar australiano, que é relativamente estável e fácil de converter.

Chegar à Ilha Christmas pode ser complicado. Não há voos diários de e para a ilha, por isso a flexibilidade e o planejamento são necessários para visitar. Os pontos habituais de partida e escala são em Perth, Jacarta e Kuala Lampur. Sendo uma parte da Austrália, a ilha é inacessível para o turismo em 2021.

  • Rota: Perth, Austrália Ocidental para Ilha Christmas
  • Duração: Menos de quatro horas
  • Custars: Mais de $1000

Não há serviço de táxi confiável, então a melhor maneira de se locomover é alugando um carro. No entanto, as estradas são limitadas e de baixa qualidade, portanto, chegar às melhores partes da ilha requer um carro de tração nas quatro rodas. O acesso a algumas das praias requer uma combinação de condução e travessia pela floresta a pé.

Devido ao afastamento e à pequena população, as cadeias de suprimentos são caras de manter. O custo dos alimentos nos supermercados é, portanto, mais caro do que a maioria dos lugares. Além disso, há muito poucos hotéis, e os custos de vida para os visitantes são relativamente altos.

O Pôr do Sol hotel, localizado na capital da ilha, Flying Fish Cove, oferece vista para o mar e alojamento confortável.

  • Custo por noite: US$175 por noite com desconto
  • Amenidades: Ar-condicionado, estacionamento gratuito, utensílios de cozinha, Wi-Fi
  • Vantagens: Varanda vista para o mar, piscina de água salgada, serviços de lavandaria, proximidade com a capital

Neste momento, o mundo está enfrentando uma escassez de areia, levando à extinção das praias naturais. Com o nível dos oceanos subindo e a vida marinha sob ameaça, a Ilha Christmas pode ser um dos últimos lugares a encontrar o mundo como era. Visite a ilha por seus mistérios naturais, culturais e históricos únicos, e beleza.