O destino da lista de desejos no extremo sul do mundo oferece paisagens espetaculares e interações com a vida selvagem.
É uma aposta segura que os viajantes mais intrépidos do mundo tenham um cruzeiro para a Antártida em suas listas de desejos. É alto e seco, ventoso e frio, e extremamente gelado, e ainda atrai tipicamente cerca de 170.000 visitantes a cada ano, com a grande maioria chegando de navio. Os viajantes escolhem o continente mais meridional por suas paisagens espetaculares e sua abundante vida selvagem, como várias espécies de baleias, incluindo jubarte, barbatana, barbatana e azul, além de focas, aves marinhas e cerca de 12 milhões de pinguins.
A massa de terra da Antártida é de cerca de 5,5 milhões de milhas quadradas, e mesmo no verão, o seu a superfície do gelo se espalha por cerca de 1,2 milhão dessas milhas quadradas. A localização do continente no hemisfério sul significa que sua temporada turística está em seus meses mais quentes de novembro a março. E como nenhum país possui a Antártida, que é, antes de tudo, um destino para cientistas e pesquisadores, nenhum visto é necessário. Ainda assim, há muito planejamento a fazer antes de embarcar em um navio de cruzeiro para a Antártida.
Como escolher o cruzeiro de expedição certo para você
Várias linhas de cruzeiro e operadores de navios de expedição oferecem cruzeiros para a Antártida. Eles variam em comprimento, porto de embarque, rota e excursões uma vez no continente, e eles têm diferentes níveis de serviço a bordo dos navios.
Na linha de ultra-luxo, a Silversea, por exemplo, os cruzeiristas experimentarão o serviço, as comodidades e a culinária de alta qualidade pelos quais a linha é reconhecida, enquanto outras linhas fornecem um padrão básico de serviço abaixo do nível de luxo. Os preços refletirão a diferença. Os cruzeiristas que contemplam um cruzeiro na Antártida também devem decidir quanto tempo de viagem desejam reservar, já que algumas viagens podem ser tão curtas quanto nove dias e outras até 23 dias.
O custo do cruzeiro ajudará a restringir as escolhas. As tarifas variam amplamente com base na linha de cruzeiro, com as menos caras geralmente em torno de US $ 8.000, aumentando para US $ 20.000 para as principais linhas de luxo. (Adicione a esses custos as despesas com roupas e passagens aéreas apropriadas de e para o porto de embarque se a tarifa do cruzeiro não a incluir.)
A melhor maneira de decidir é derramar sobre os detalhes da viagem fornecidos pelas várias linhas de cruzeiro, procurando a fórmula que melhor se adapta ao orçamento e às expectativas de um viajante. Usar os serviços de um agente de viagens especializado em cruzeiros na Antártida seria uma jogada sábia, considerando o investimento financeiro que tal viagem exige.
Encontre o itinerário que melhor corresponde às expectativas
Uma revisão de um punhado de cruzeiros na Antártida revela diferenças significativas nas ofertas de viagens. Como exemplo, a Quark Expeditions, especializada em explorações polares e veterana de 30 anos no nicho da indústria, comercializa uma viagem de 11 dias com uma tarifa base de cerca de US $ 8.200 por pessoa. Nesta viagem. Os hóspedes embarcam no navio de expedição em Ushuaia, Argentina, uma cidade portuária na ponta da América do Sul. O navio transita pelo Canal de Beagle e, em seguida, atravessa a famosa Passagem de Drake, conhecida por suas águas agitadas e ondas maciças que podem testar até mesmo os cruzadores mais resistentes às pernas do mar.
Uma vez na Antártida, os hóspedes usam o Zodíaco para chegar aos locais de pouso e ver baías e canais glaciados de perto. Com três dias inteiros na Antártida, os cruzeiristas podem visitar uma estação de pesquisa e ver a vida selvagem, como chinstrap, Adélie e pinguins gentoo, além de focas e baleias. A Passagem de Drake é atravessada uma segunda vez na rota de volta a Ushuaia.
A linha de cruzeiros Hurtigruten oferece uma rota diferente em seu cruzeiro de 18 dias na Antártida, que vem com uma tarifa de cruzeiro de cerca de US $ 12.000 por pessoa. Seu navio parte de Valparaíso, Chile, e cruza os fiordes e vias navegáveis chilenos na Patagônia antes de cruzar a Passagem de Drake. Este cruzeiro também passa três dias na Antártida, oferecendo aos hóspedes até 20 locais de pouso possíveis dentro e ao redor da Península Antártica e das Ilhas Shetland do Sul. Ele retorna a Valparaíso através da Passagem de Drake. Os cruzeiristas que querem evitar os mares notoriamente agitados na passagem têm uma nova opção oferecida pela linha de luxo Silversea: um voo sobre a Passagem de Drake e o embarque do navio na Antártida.
Essas dicas podem fazer de um cruzeiro na Antártida um sucesso
A Silversea Cruises compilou uma lista de dicas que oferece aos seus hóspedes de luxo com destino à Antártida. Estes cinco estão entre eles:
- Seja flexível. Na Antártida, os itinerários diários são em grande parte ditados pelo clima, que muda rapidamente e muitas vezes é imprevisível. Deixe seu plano preconcebido e casa e confie no capitão do navio e nos líderes da expedição.
- Respeite o clima. Pode mudar muito rapidamente e, às vezes, força um navio a alterar seu curso e até mesmo cancelar algumas excursões em terra devido às difíceis condições de pouso. Faça o maior número possível de excursões em terra durante os dias de clima estável.
- Conheça suas próprias limitações. Como as excursões podem ser fisicamente exigentes, como caminhadas em terrenos nevados ou rochosos ou caiaque em águas agitadas, seja realista sobre suas habilidades e escolha excursões com sabedoria.
- Mantenha-se hidratado. O ar da Antártida é muito seco; na verdade, é o continente mais seco da Terra.
- Vista-se em camadas. Três camadas de roupas são aconselhadas, e cada viajante deve levar uma mochila. Se uma camada de roupa precisar ser removida, a mochila é onde ela pode ir. Os arrepios do vento durante um Zodíaco serão diferentes dos em terra, por exemplo. Protetor solar e aquecedores de mãos também são recomendados.