Skip to content

Ilhas do Caribe: um guia para cada destino principal (para que você possa escolher facilmente)

Embora nenhuma ilha do Caribe seja melhor do que outra, elas são totalmente diferentes, e este guia deve ajudá-lo a escolher a melhor para férias.

uma ilha caribenha com água cor de água, sinais para várias ilhas do Caribe

Faça as malas e prepare-se para o jet set para a capital mundial do rum e do reggae – uma área de cerca de 2.000 milhas quadradas que compõe o principal destino de férias do Caribe, onde algumas das mais belas praias brancas do planeta, águas azul-turquesa cintilantes, florestas tropicais e resorts felizes atraem visitantes de todo o mundo.

Uma vez que um hotspot pirata e colonizado pelos britânicos, holandeses, espanhóis e franceses, essas ilhas deslumbrantes ainda possuem remanescentes históricos de colonos europeus que influenciaram e se misturaram com as culturas nativas do Caribe.

Hoje, com uma série de atrações relaxantes, fascinantes e cheias de adrenalina para atender a todos os tipos de viajantes – praias perfeitas, resorts de luxo e campos de golfe, comida tentadora, esportes aquáticos incríveis e uma vibração descontraída como em nenhum outro lugar da Terra – não é de admirar que essas nações insulares perfeitas para cartões postais atraiam hóspedes que anseiam pelo paraíso uma e outra vez.

Conteúdo

11/11 Barbados

Barbados significa “homens barbudos” em português, e foi nomeado por exploradores portugueses em 1600, que, ao desembarcar nas praias com palmeiras, estranhamente pensaram que as árvores amigas pareciam homens não barbeados. Esta é a ilha mais oriental do Caribe e é muito britânica por natureza. O país é pequeno, mas oferece algo para a maioria dos orçamentos.

Os resorts mais chiques e caros estão localizados na costa oeste, onde hotéis lendários como Sandy Lane chamam de lar. Em contraste, a costa sul abriga as acomodações mais econômicas e ainda possui as mesmas praias perfeitas. A costa norte apresenta uma poderosa costa rochosa e trilhas perfeitas para caminhadas e fotografia, enquanto a costa leste é o sonho de um surfista com suas ondas épicas.

Bridgetown é a capital e apresenta muita arquitetura fascinante – grande parte da qual é de estilo colonial. Os interessados na história da ilha apreciarão a Sinagoga Nidhe Israel, que é uma das mais antigas do oeste e agora serve como museu. Além disso, a própria marca de rum de Barbados – Mount Gay – é um grampo, e os visitantes podem desfrutar de um fascinante visita guiada à fábrica onde é feito e distribuído em todo o mundo. Finalmente, outra maneira única (e memorável, desde que você não beba muito!) de explorar a ilha é pular no ônibus Bajan Rum para um passeio por suas lojas de rum.

10/11 Ilhas Virgens Britânicas

Este território ultramarino britânico consiste em quatro ilhas: Jost Van Dyke, Virgin Gorda, Anegada e Tortola – a maior das Ilhas Virgens Britânicas e também a capital. Cada ilha tem suas próprias atrações únicas, mas todas elas são igualmente deslumbrantes, com praias brancas e mar azul cintilante. Virgin Gorda é o lar de The Baths, que são uma das principais atrações do Caribe, enquanto Anegada oferece paisagens vulcânicas deslumbrantes perfeitas para fotógrafos de natureza.

Mas o que realmente traz os viajantes para essas ilhas é a navegação – os iates abundam nessas águas tropicais, onde tanto os proprietários de iates quanto os inquilinos vêm para desfrutar do clima e dos mares supremos do Caribe, bem como dos iates clubes muito exclusivos – como o Bitter End Yacht Club.

9/11 Ilhas Cayman

Outro Território Ultramarino Britânico, as Ilhas Cayman – populares por seu mergulho e escapadas de pesca em alto mar – são compostas por Grand Cayman, Little Cayman e Cayman Brac. Grand Cayman possui resorts excelentes, suntuosos restaurantes de frutos do mar, vida marinha colorida e fantásticas experiências de salto de ilha. Além disso, é o sonho de um viciado em compras, com não escassez de lojas de grife de alta qualidade duty-free, todas vendendo marcas de elite a preços de pechincha.

A ilha também abriga alguns museus fascinantes, incluindo o famoso Museu Nacional das Ilhas Cayman, e ainda tem florestas magníficas e parques cheios de flora, como o Parque Botânico Rainha Elizabeth II e a National Trusts Majestic Trail. E não nos esqueçamos das outras duas ilhas da mistura – os fanáticos por pesca serão mantidos ocupados em Cayman Brac, enquanto Little Cayman e suas paisagens naturais intocadas e vida selvagem diversificada são perfeitas para os amantes da natureza e da fotografia.

8/11 Aruba

Situadas em areias brancas imaculadas, as praias de Aruba são algumas das mais notáveis do Caribe – a mais deslumbrante das quais está situada na costa oeste da ilha. Uma das favoritas é a Baby Beach, com sua forma crescente única alinhada com areias macias banhadas por águas cristalinas. O mais caro e luxresorts e hotéis uriosos em Aruba estão no norte, que é muito mais desenvolvido do que o resto da ilha. No entanto, existem muitos hotéis menores dentro do orçamento em outras partes do país.

Dirija-se para o leste e você será recompensado com vistas panorâmicas da paisagem acidentada, onde o oceano é mais enérgico e excelente para os portos aquáticos. Há também o intrigante Parque Nacional Arikok aqui, que está cheio de cactos e lagartos e promete um ótimo dia de caminhada ou ciclismo. Além disso, o que torna Aruba ainda mais atraente é que está fora do cinturão de furacões, por isso é um ótimo lugar para visitar, não importa a estação.

7/11 Antígua

Antigua dá ao melhor do Caribe uma corrida por seu dinheiro e é o destino perfeito para viajantes que apreciam as coisas boas da vida. Lar de algumas das praias mais deslumbrantes e dos resorts e hotéis mais luxuosos do Caribe, esta ilha paradisíaca é um pote de mel doce para casais em lua de mel e casais amados que exigem os melhores retiros.

Antigua é pontilhada por hotéis românticos com spas opulentos, restaurantes requintados e churrascos serenos na praia, todos eles prometendo o refúgio caribenho mais indulgente e extravagante. Não se trata apenas de relaxamento e tempo de qualidade para casais – a ilha também tem algumas atrações históricas interessantes, como o Nelson’s Dockyard – uma característica privilegiada que foi premiada com o status de Patrimônio Mundial da UNESCO nos últimos anos. Fort Barrington – os restos de um forte centenário no topo de uma colina com vistas deslumbrantes da baía – também é uma obrigação se você estiver encantado com a história.

6/11 Baamas

As Bahamas não estão tecnicamente no Caribe – estão no Atlântico, no entanto, são frequentemente citadas como um dos principais destinos caribenhos e estão incluídas em muitos itinerários de cruzeiros. Esta linda nação insular de praias paradisíacas e o mar tropical quente é composta por cerca de 700 ilhas, com apenas cerca de 30 que são habitadas. Os visitantes muitas vezes se reúnem em Nassau, que é a capital das Bahamas com raízes que vão fundo na história colonial. Como grande parte do Caribe, já foi colonizada por europeus, e a cidade contém muitos monumentos históricos e atrações que fascinam os visitantes.

Em Nassau, faça uma visita à Pompey House, um belo edifício da década de 1790 onde a história africana do país é exibida, e para aqueles que são piratas de coração, há o British Colonial – um belo hotel à beira-mar construído nos terrenos de onde o infame Barba Negra viveu. Outros lugares notáveis para adicionar à sua lista de ver incluem Fort Montagu e Fort Fincastle, juntamente com a Escadaria da Rainha – um conjunto hipnotizante de 66 escadas de pedra uma vez esculpidas para a Rainha Vitória por escravos, com cada escada representando cada ano de sua monarquia.

5/11 Jamaica

A Jamaica é um dos países mais emblemáticos e reconhecíveis do Caribe e é a origem da cultura rastafari e da música reggae. A maioria dos hotéis aqui são all-inclusive, com aqueles no high-end aninhados nas costas norte e oeste. As pessoas que procuram absorver história e cultura vão adorar Kingston – a movimentada capital da Jamaica, repleta de bares, restaurantes, hotéis e excelentes galerias de arte e museus. As cidades de Montego Bay, Negril e Ocho Rios também são pontos turísticos populares, cheios de excelentes bares e restaurantes, juntamente com praias irresistíveis.

A nação também oferece algumas paisagens incríveis e aventuras ao ar livre. Praias instagramáveis, picos verdejantes e imponentes cachoeiras são características naturais perfeitas para fotógrafos e entusiastas da natureza. As Cataratas e as Cataratas do Rio Dunn são definitivamente imperdíveis, e se você for um pouco mais ousado, uma viagem de rafting emocionante seguida por uma garrafa fria da cerveja jamaicana local – Red Stripe – acalmará seus desejos de adrenalina. Jogue em incríveis esportes aquáticos e passeios de barco, e esta região de rum e reggae é legitimamente representativa de um incrível feriado no Caribe.

4/11 São Cristóvão

Esta pitoresca ilha paradisíaca já foi mais adequada para casais, mas com a abertura de muitos hotéis para famílias, agora é um ótimo destino para todos. O país é na verdade parte de duas nações – São Cristóvão e Nevis – e ambos são joias idílicas com uma atmosfera descontraída e uma vibração muito mais tranquila do que a maioria das outras ilhas do Caribe. No entanto, isso está mudando lentamente, uma vez que a notícia deste paraíso pacífico e sem aglomeração se espalhou por toda parte.

Para aqueles que anseiam por praias mais do que perfeitas com palmeiras e mar azul brilhante, há muita aventura a ser vivida. Os exploradores vão adorar o Brimstone Hill Fortress National Park, que também é um Patrimônio Mundial da UNESCO, enquanto os aficionados por história apreciarão a Saint Kitts Scenic Railway – a maneira mais autêntica de aprender sobre a rica história da cana-de-açúcar no ilha.

3/11 Nevis

A irmã de São Cristóvão é outra das nações mais descontraídas do Caribe, onde um estilo de vida descontraído e uma atitude lenta é o que este lugar é. A única vez que os corações ficam bombeando aqui é durante os festivais durante todo o ano, quando os visitantes podem desfrutar da maravilhosa cultura que ganha vida na ilha.

Um dos eventos favoritos é o Festival Anual de Manga e Comida, que acontece todo mês de julho e oferece aos hóspedes uma verdadeira visão do modo de vida e da cultura locais aqui (juntamente com algumas delícias de manga de dar água na boca). No geral, apesar de ser tranquila, Nevis é uma ilha deslumbrante que permanece relativamente intocada, e os viajantes que procuram paz, serenidade e saborosa comida local realmente apreciarão isso.

2/11 São Bartolomeu

Parte das Índias Ocidentais Francesas, o minúsculo São Bartolomeu (muitas vezes encurtado para São Barts), tem apenas 21 quilômetros quadrados. Mas o que lhe falta em tamanho, compensa em pura felicidade e beleza sedutora em suas 22 praias serenas. Conhecida por ser um playground paradisíaco para os ricos e famosos, a ilha é o lar de impressionantes resorts de luxo cinco estrelas que capturam os corações até mesmo dos viajantes de elite mais experientes.

No entanto, não deixe que toda essa conversa de elitismo o afaste – ainda há muitos hotéis de baixo custo disponíveis para aqueles com orçamento limitado, particularmente perto de Lorient Beach. Se o dinheiro não é objeção, Baie de St. John é o lugar para estar, onde alguns dos hotéis e resorts mais sofisticados de St. Barts estão sediados, e é um local incrível para se deliciar com algumas pessoas que abrem os olhos – mesmo que você não esteja hospedado nesta área exclusiva.

1/11 Santa Lúcia

Finalmente, Santa Lúcia mereceu bem o seu lugar na lista de visitas obrigatórias do Caribe. A ilha é abençoada com folhagem verde radiante, impressionantes paisagens vulcânicas, exuberantes plantações de cana-de-açúcar e praias brancas macias impossivelmente perfeitas. Os hotéis estão salpicados em toda a ilha, com o conjunto mais requintado e luxuoso no lado sul. A capital de Castries definitivamente deve estar no itinerário, onde há muitas lojas e mercados vibrantes que vendem miríades de lembranças, roupas, comida e bugigangas.

O que realmente diferencia Santa Lúcia do resto são as montanhas Piton, que estão maduras para caminhadas e ideais para aqueles que apreciam o ar livre. Há também fontes de enxofre convidativas para dar um mergulho, e se você puder lidar com o cheiro, você definitivamente apreciará as propriedades calmantes das águas que derretem quaisquer dores das aventuras de trekking tropical do dia.