Skip to content

Oxford, Mississippi: O que torna esta cidade literária tão encantadora?

Oxford, Mississippi é um lugar onde a história encontra a arte e a cultura modernas, desde figuras literárias como Faulkner até sua movimentada cena musical.

uma estátua em frente a um local histórico em oxford, mississippi

Oxford é uma cidade localizada no estado americano de Mississippi, no Condado de Lafayette. Embora haja muitas atrações para ver, Oxford é melhor experimentada passivamente mergulhando na vibração. Esta vibração particular vem da cena artística, história e harmonia com a natureza da cidade. Ele inspirou e atraiu inúmeros artistas de todas as eras e continua a fazê-lo hoje. Oxford é um destino de férias perfeito e faz uma grande peregrinação literária.

Conteúdo

Uma história literária de Oxford, MS

Com apenas alguns milhares de casas esparsamente separadas, a cidade é um cenário perfeito para a literatura gótica do sul. Ninguém sabia disso melhor do que William Faulkner, o nobre autor premiado e joia americana. A família de Faulkner está intimamente ligada à cidade de Oxford, e a cidade influenciou fortemente todo o seu trabalho.

John Faulkner era um rico industrial. Ele era dono de uma das maiores empresas ferroviárias que ligavam o sul dos Estados Unidos a Chicago. Seu filho, Murry, trabalhava na empresa de seu pai e esperava um dia herdar o negócio ferroviário. Murry casou-se com Maud, e os dois tiveram um filho, William, que viria a se tornar uma das maiores figuras literárias da história.

A educação rica de Murry o tornou suave, então quando João, o Patriarca, estava prestes a se aposentar, ele optou por vender a ferrovia, considerando seu filho inapto para administrar a empresa. Isso levou Murry, Maud e o jovem William a deixar a cidade em busca de trabalho. John Faulkner possuía várias empresas em Oxford, Mississippi, então era natural que eles se mudassem para lá em seguida. William Faulkner passou o resto de sua vida dentro e fora de Oxford. A cidade deu-lhe o melhor dos dois mundos, acesso ao ar livre e exposição à alta cultura.

Ele estudou na Universidade do Mississippi, carinhosamente referido como Ole Miss por moradores e estudantes. Apesar de desistir, ele conseguiu um emprego como carteiro da universidade. Foi na potência do campus que Faulkner escreveu As I Lay Dying, um de seus primeiros trabalhos que lhe rendeu amplo reconhecimento.

Oxford: O que fazer

Carvalho Rowan

Como um autor rico e estabelecido, William Faulkner manteve sua base em Oxford, vivendo na agora famosa casa Rowan Oak, que foi comprada por Ole Miss após sua morte. A casa foi preservada para manter seu estado original e está aberta ao público. Os visitantes ainda podem ver os rabiscos de Faulkner na parede. Os fãs de literatura vão gostar de ler as paredes de seu pequeno escritório, onde todo o esboço de seu romance, A Fable, foi mapeado na década de 1950.

A loja mais antiga do sul

Em outros lugares de Oxford, a mais antiga loja documentada em todo o Sul ainda está de pé. A J.E. Neilson Co. foi inaugurada em 1839, bem no centro da cidade, na Oxford Square. É uma das poucas lojas que sobreviveram ao incêndio de Oxford durante a Guerra Civil. A loja arquivou uma carta de William Faulkner, que estava envolvido em uma briga de décadas com a loja por causa de algumas dívidas não pagas.

O maior teatro da cidade

O Lyric Theater é uma das atrações mais significativas de Oxford. Localizado perto da praça do tribunal, é o maior local de música em Oxford, com uma capacidade de 1.200 lugares. Este é um feito impressionante, considerando que apenas 20.000 pessoas estão vivendo dentro e ao redor da cidade. Como a maioria dos edifícios histórica e culturalmente significativos, o teatro foi construído no final de 1800.

A estrutura teve muitos papéis ao longo de sua vida. Em um ponto, era um estábulo de cavalos de propriedade da família Faulkner. Depois disso, na década de 1920, foi o primeiro cinema de Oxford. Quando seu romance, Intruder in the Dust, foi adaptado para a tela grande em 1949, Faulkner caminhou de Rowan Oak até o local de seu estábulo de cavalos de infância para assistir à estreia mundial do filme – uma versão sonora e colorida da história ambientada em Oxford, que ele também escreveu em Oxford.

Hoje, o Lyric Theatre hospeda principalmente apresentações ao vivo, tanto musicais quanto teatrais. A história colorida do uso do edifício reflete-se na decoração e atmosfera no interior. É interessante assistir a um concerto sabendo que, uma vez, os cavalos de uma família rica viviam no mesmo palco onde T-Pain e os Goo Goo Dolls estão se apresentando.

Greenery e natureza em Oxford, MS

Oxford tem uma história comprovada de ser uma cidade ideal para escritores. Tem uma mistura de recreação rústica, confortos modernos e infraestrutura cultural. Por exemplo, há um campo de golfe de 18 buracos em Oxford, que é um ótimo lugar para relaxar e refletir. A cidade é uma das comunidades mais amigas da bicicleta na região, cheia de ciclovias e estradas fáceis de percorrer.

O Lago Sardes é outro ótimo lugar para visitar. Os moradores podem ser encontrados na água e nas margens, descansando ao sol com uma cerveja em uma mão e uma vara de pesca na outra. As águas estão repletas de todos os tipos de vida, como robalos, bagres e crappies. De fato, o norte do Mississippi é a capital mundial do país, então mesmo os pescadores novatos são obrigados a pegar alguma coisa.

O significado cultural de Oxford, MS

Não é de admirar que Oxford seja uma inspiração e o lar de tantos artistas. Oxford Town, de Bob Dylan, é uma canção sobre a cidade, que lida especificamente com a dessegregação de Ole Miss nos anos 60. A transição causou tumultos que escalaram a ponto de o presidente Kennedy ter que enviar a Guarda Nacional. Dylan mais tarde realizou um concerto no Tad Smith Coliseum, que faz parte do campus Ole Miss.

Autores que viveram e se inspiraram em Oxford incluem o grande John Grisham, Larry Brown, Willie Morris e Barry Hannah, e o escritor de True Blood, Chris Offutt.

Músicos contemporâneos tendem a reconhecer o apelo artístico de viver em Oxford. O ex-guitarrista do The Smiths e atual membro do Modest Mouse, Johnny Marr, possui uma casa na cidade. Sua banda, assim como outros grandes nomes, gravam regularmente seus álbuns de estúdio no Sweet Tea Recording Studio, cujo proprietário ganhou um Grammy por sua contribuição para as artes.

Oxford, Mississippi não é o mesmo que a elite Oxford na Inglaterra, mas tem muito a oferecer que não pode ser encontrado em outro lugar. E enquanto Ole Miss não é uma Universidade de Oxford, é certamente rica com seu próprio charme e prestígio gótico do sul.