Skip to content

12 alimentos que ajudam a emagrecer

Praticar exercícios é essencial, mas os alimentos que ajudam a emagrecer não podem faltar na sua rotina e dieta. Excelentes redutores de gordura, importantes para a desintoxicação, inibidores de apetite, uma boa dieta para perder alguns centímetros da circunferência da cintura, não precisa ser rígida.

Quando se faz uma dieta balanceada e se concentra nos alimentos certos para acelerar sua perda de peso, tem-se as melhores atitudes. Alguns deles são extremamente eficazes para aumentar o nosso metabolismo!

Quais são os alimentos que ajudam a emagrecer?

Para perder alguns quilos, sem abrir mão do que gosta, certos vegetais e algumas frutas podem ser aliados preciosos. Seus meios de ação? Eles saciam a fome, aceleram o sistema metabólico do corpo e assim permitem queimar gordura e eliminá-la. Outra vantagem: esses alimentos são ricos em fibras, minerais e vitaminas, o suficiente para ficar em ótima forma.

1. Berinjela

Você já percebeu o quanto esse alimento é capaz de absorver gordura quando cozida na frigideira? Imagine que ele atue de mesmo modo em nosso corpo. Rico em pectina, retém as gorduras e ajuda-nos a reduzi-las desde que seja cozinhada sem óleo. Consuma sem moderação!

2. Abacaxi

Uma fonte excelente de fibras, o abacaxi contém bromelaína, enzima com efeito diurético e anticelulite, que proporciona a redução da gordura. O ideal é consumir a fruta entre 4 a 5 vezes semanalmente.

3. Repolho

Se é o alimento básico de muitas sopas a fim da perda de peso, é por um bom motivo: o repolho é um alimento com “calorias negativas”. Em outras palavras, você está gastando mais calorias do que ingerindo! Outra vantagem: queima gordura e atua como diurético. Para consumir todos os dias, ao almoço ou ao jantar.

4. Morango

Uma fruta doce e suculenta, trata-se também de um dos alimentos com maior eficácia para perder peso, isto porque é extremamente diurético. Ela proporciona a redução da gordura e, por isso, colabora com a redução do peso.

5. Canela

Esse alimento é fragmento de muitos estudos científicos, comprovando o seu potencial de eficácia para reduzir a glicose na corrente sanguínea. Contudo, o açúcar, quando ingerido em altas quantidades, acaba se transformando em gordura.

Por conseguinte, essa especiaria é capaz de capturar as gorduras do corpo. Veja que se trata de um alimento que ajuda a perder peso e, ao mesmo tempo, consegue fazer a substituição do açúcar em várias refeições. Considere essa vantagem!

6. Farelo de aveia

É o cereal mais eficiente da nossa linha. As fibras que contém têm dupla ação: melhoram o trânsito e retém a gordura. Conveniente, não é? Deve ser consumido sem moderação no café da manhã ou como lanche, em iogurtes desnatados, por exemplo.

7. Limão

Um alimento cheio de vitamina C e fibras é o limão. Além disso, ele é capaz de fornecer pectinas, que funcionam como um tipo de supressor de apetite, prolongando o tempo de saciedade no organismo.

A fruta ajuda a estimular o processo digestivo e de desintoxicação, queimando gordura. O ideal é consumir com suco, no período da manhã.

8. Aipo

O aipo raramente é cozido, mas apresenta uma série de ativos que ajudam a emagrecer. É baixo em elementos calóricos e auxilia a evitar que o corpo retenha água, bem como combate à celulite. É um antioxidante excelente, que proporciona a redução de toxinas, capaz de capturar a gordura e melhora a saúde do intestino. O ideal é consumir cru, 3 a 4 vezes semanais.

9. Abobrinha

Baixo em calorias (uma média de 13 calorias por 100 g), é fonte em potássio. Seu baixo teor de sódio transforma a abobrinha em um ingrediente de função diurética por excelência. Outro ponto benéfico é que, para ter a digestão, o alimento faz com que o corpo gaste uma energia significativa. O consumo deve ser cru ou cozido, sem moderação.

10. Salsa

Muitos coquetéis de desintoxicação são produzidos com salsa. A razão disso é que a erva proporciona uma excelente redução de toxinas. Por conseguinte, a erva promove a regulagem do apetite, de maneira a limitar o consumo de gordura.

11. Mamão

Uma excelente fonte de fibras, cálcio, fósforo, ferro, tiamina, niacina e vitaminas, o mamão papaia é uma fruta deliciosa e de baixo teor calórico que promove o bom funcionamento do intestino e do sistema imunológico. Nesse sentido, é considerado um dos melhores alimentos queimadores de gordura.

12. Brócolis

Baixo em calorias, o brócolis é um dos melhores alimentos queimadores de gordura devido ao seu alto teor de fibras insolúveis, o que resulta em um gasto de energia interessante para a perda de peso ao longo do processo digestivo. Seu consumo facilita, portanto, o trânsito do intestino, a redução de toxinas e gorduras.

Com alta concentração de zeaxantina e luteína, dois nutrientes da família dos carotenóides, o brócolis também é um excelente antioxidante. Rico em vitamina C, possui propriedades inibidoras do apetite.

Conclusão

Para atingir e manter um peso saudável, tente incorporar os melhores alimentos que ajudam a emagrecer e perder gordura listados acima. A redução do peso, às vezes, pode ser um processo lento e frustrante quando não temos as melhores ferramentas à nossa disposição.

Felizmente, temos um meio eficaz que está ao nosso alcance: leitura de encartes, disciplina e nossas escolhas alimentares. Além disso, podemos garantir que incluímos alimentos de baixa caloria em nosso prato.

Isso necessariamente nos aproximará de nosso objetivo de perder peso e será benéfico para nossa saúde. Mas, ainda assim, existem também alimentos que queimam gordura, que prometem levar a resultados mais rápidos. É o caso dos ingredientes citados anteriormente. Adapte-os à sua dieta e obtenha resultados incríveis na sua saúde e silhueta!