Skip to content

Como ajudar seu gato que passa muito tempo sozinho?

Confira dicas para entreter seu pet e evitar que ele se sinta solitário e entediado.

Seu gato fica sozinho por muito tempo? Com a rotina que temos atualmente, não é incomum encontrarmos casas onde os pets precisam passar boa parte do dia sem a companhia de seus tutores. Embora isso acabe se tornando cotidiano, gatos que ficam sozinhos enfrentam tédio e solidão. Com isso, eles podem acabar se sentindo deprimidos.

Pensando em ajudá-lo a entreter seu gato mesmo quando você não estiver em casa, preparamos este texto! Entenda mais sobre os hábitos que seu pet tem e veja dicas para criar distrações e tornar a casa mais acolhedora para o animal!

Como são os hábitos dos gatos?

Quem tem gato em casa muito provavelmente já percebeu o espírito livre e independente desse animal, apesar de não serem os maiores fãs de atividades ao ar livre. Além disso, os felinos têm hábitos muito mais noturnos do que diurnos — afinal, você já deve ter ouvido, no meio da madrugada, sons da caixa para gatos de areia, do comedouro de rações ou mesmo de objetos sendo derrubados.

Devido às características naturais dos gatos, o tutor deve usar de alguns artifícios para distraí-los. E é sobre isso que vamos falar agora!

5 dicas para entreter os animais

gato sozinho

1) Brinquedos

Ratos de brinquedo, bolinhas e brinquedos próprios para gatos são ótimos para distração. Já que o objetivo é entretê-los quando você não está em casa, lembre-se de escolher brinquedos com os quais os pets possam brincar sozinhos, sem precisar do tutor. Opte por brinquedos chamativos, de preferência que produzam barulhinhos.

Outra opção são as bolinhas de lã. Os gatos amam arranhar, morder e ficar enrolando e desenrolando os novelos.

2) Materiais recicláveis

Embalagens como caixas de papelão ou, até mesmo, bolinhas de papel amassado podem ser ainda mais atrativas do que brinquedos! Você já deve ter passado pela experiência de colocar uma caixa de papelão no chão e, poucos minutos depois, encontrar seu gato dentro dela. Ou, após usar uma folha como rascunho, amassar e jogar no chão atraindo seu gato para perto.

Isso acontece porque esses materiais chamam muita atenção dos pets, devido ao seu formato e barulho.

Para turbinar a caixa de papelão, você pode fazer buracos nas laterais onde o pet pode enfiar os braços e a cabeça. Você também pode escolher uma caixa bem alta e pendurar alguns brinquedos do gato, como se fosse um móbile de bebês.

Já as bolinhas de papel, você pode tanto ficar jogando e buscando uma, quanto espalhar algumas pela casa, para manter o pet distraído por um mais tempo.

3) Paredes e prateleiras

Se você tiver um espaço na parede de casa, que tal pendurar algumas prateleiras vazias para o gato subir? Ou, se você quiser fazer algo mais elaborado, pode criar circuitos com prateleiras, caminhos e casinhas para o pet ir passando.

Circuitos assim são muito divertidos para os gatos, já que eles amam subir, escalar e pular! Outro ponto interessante desses circuitos é causar distração para que eles não fiquem escalando e pulando em outras partes da casa.

4) Brincadeiras com comida

Brincadeiras vão além de brinquedos e prateleiras. Você pode usar, por exemplo, o momento da alimentação para entreter o pet. Confira duas dicas:

  1. Espalhar pequenas porções de ração e petiscos pela casa, mantendo o pet ocupado enquanto procura os alimentos. Além de ser uma brincadeira, também é uma forma de evitar que ele coma muita ração, fazendo com que se alimente em pequenas porções;
  2. Bolinhas com pequenas aberturas para ração que muda de posição cada vez que o pet a gira. Com esse brinquedo, ele vai ter que encontrar maneiras de girar a bolinha para conseguir resgatar a ração.

5) Dica bônus: Adote mais um gato

Caso você tenha apenas um gato que passa a maior parte do tempo sozinho, uma boa solução pode ser adotar outro animal. Dessa maneira, ambos vão ficar entretidos, fazendo atividades e brincadeiras juntos.

Mas, antes de adotar outro pet, avalie se você está disposto a cuidar e se tem condições financeiras para isso. Se seu gato for de raça, procure adotar um gato da mesma raça ou estude a personalidade do novo gato para que sejam compatíveis.

Sabemos que a rotina nos impede de fazer muito do que gostamos. Por isso, sempre que você tiver oportunidade, seja presente para seu gato, afinal, mesmo com tantas distrações, ainda é importante para eles que seus tutores estejam por perto.