Skip to content

Estética dental: conheça os procedimentos para um sorriso lindo

Ter um sorriso bonito influencia diretamente na autoestima das pessoas, além de manter os dentes mais saudáveis e com uma funcionalidade melhor. Por isso, procedimentos relacionados à estética dental estão cada vez mais em alta nas clínicas odontológicas.

Pode parecer superficial quando lido, mas a estética do sorriso influencia diretamente na saúde mental e relacionamentos de alguém, aumentando ou diminuindo a sua confiança. 

Afinal, se há problemas que afetam diretamente o sorriso, essa pessoa pode ficar mais introspectiva, evitar conversar e se relacionar com outras pessoas e causar problemas na saúde mental, que podem ir até à depressão.

Vale lembrar que para manter o dente saudável não basta apenas recorrer ao dentista e fazer um procedimento estético odontológico, afinal, as consultas de rotina e os cuidados diários são cruciais para isso e ainda previnem diversas doenças.

Assim, a manutenção de um sorriso bonito acontece a partir de cuidados com a higienização bucal e alimentação correta, fatores que garantem uma boa saúde e prevenindo infecções.

Portanto, para manter um sorriso bonito por muito tempo é preciso:

  • Escovar os dentes corretamente;
  • Realizar o processo de escovação ao final de cada refeição;
  • Bochechar enxaguante bucal por 30 segundos;
  • Passar fio dental diariamente;
  • Ir ao dentista a cada seis meses.

Além disso, como mencionado, os procedimentos estéticos podem ser feitos para ampliar a saúde e beleza do sorriso.

Todos esses cuidados são indicados principalmente para quem realiza tratamentos ortodônticos, como o aparelho fixo ou aparelho invisível.

Isso porque os modelos transparentes podem deixar em maior evidência os resíduos alimentares presos nos dentes, por isso pode ser necessário usar uma escova específica para aparelhos.

Já o invisível, que é geralmente móvel, também precisa de cuidados extras para limpeza, colocação e armazenamento, visto que pode ter contato com microorganismos diversos.

Contudo, retomando o tema deste artigo, o procedimento ortodôntico voltado para a estética é muito indicado porque corrige a má oclusão e os dentes tortos sem afetar a aparência do sorriso e a face, pois não faz uso dos fios metálicos. 

Além da questão estética, é preciso adotar esses cuidados com a saúde bucal também pensando no dinheiro investido. Para isso, em caso de necessidade, pode ser interessante pesquisar por quanto custa lente de contato dental.

Principais procedimentos estéticos da odontologia

A odontologia avança consideravelmente, principalmente por conta dos novos adventos tecnológicos que passam a implementar o setor e auxiliam no desenvolvimento de técnicas mais ágeis, seguras e bonitas.

Com isso, os tratamentos estéticos e de saúde se tornam mais práticos e cada vez mais procurados nos consultórios odontológicos. Confira alguns exemplos a seguir nos tópicos a seguir.

Clareamento dental

Um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos por sua praticidade e eficiência é o clareamento dental. Existem dois meios de clarear os dentes, de modo caseiro e a laser.

O clareamento a laser é feito no consultório odontológico pelo dentista e alcança tons até sete vezes mais claros. De modo geral, o procedimento dura cerca de 60 minutos.

Já o clareamento dental com moldeira, também conhecido como caseiro, é feito com o uso de uma moldeira impressa e géis clareadores, como também pode ser feita no consultório.

O tempo para que os géis passem a agir dependerão da concentração do produto, o material usado e quantidade indicada pelo profissional, variando entre 1 e 4 horas todos os dias.

O tratamento geralmente leva em torno de 14 dias e deve haver o retorno com o profissional para avaliação do quadro, podendo ter o prazo máximo para o clareamento com esse procedimento por 25 dias.

Assim, quem tem os dentes escurecidos ou manchados por alimentação, passagem do tempo ou uso de cigarro, pode averiguar junto ao profissional quanto custa um clareamento dental e definir, junto do dentista, qual o melhor procedimento para o caso.

Lente de contato dental

Já pensou em tratar a coloração dos dentes enquanto melhora a estética e funcionalidade do sorriso?

Atualmente isso já é possível sem a necessidade de realizar diversos tratamentos em conjunto.

Isso porque já existem procedimentos que conseguem melhorar a pigmentação da arcada ao mesmo tempo que preenche os espaços dos dentes e alinha o sorriso, melhorando a fala e mastigação.

Um exemplo disso é a lente de contato dental, que deixa o sorriso mais harmonioso e bonito, cobrindo problemas como trincas e fraturas também.

Botox

Atualmente, os dentistas estão autorizados a utilizar a toxina botulínica, famoso botox, para fins estéticos e tratamentos odontológicos diversos.

Isso porque essa substância consegue resolver problemas de assimetria facial, deixando o rosto mais harmonioso, conforme as características da pessoa. 

Por sua alta praticidade e resultado, o procedimento é muito procurado, podendo ser aplicado para harmonização, preenchimentos e melhora do quadro conhecido como sorriso gengival, ao atuar diretamente nos músculos e seus transmissores.

Bichectomia

A bichectomia, basicamente, reduz o tamanho das bochechas, deixando o rosto mais fino. Para isso, o procedimento é feito com a retirada da gordura local, conhecida como bola de bichat.

O dentista ou cirurgião especializado pode fazer esse procedimento não só pela melhora estética, mas também para quem acaba mordendo a parede da boca por conta do excesso de gordura.

Facetas de porcelana

Bem parecida com a lente de contato dental, as facetas de porcelana são usadas para clarear os dentes, retirar manchas e corrigir dentes tortos.

Assim como a lente, esse procedimento preenche os espaços dos dentes e deve ser aplicada sobre os dentes. 

Contudo, sua principal diferença é na forma de aplicação, que pode demandar uma raspagem da estrutura dental antes da colocação da película.

Gengivectomia

Esse procedimento odontológico estético tem o objetivo de corrigir o sorriso gengival, retirando o excesso da gengiva. 

Esse é um processo cirúrgico simples, mas que deve ser feito com muito cuidado, bem como o pós-operatório deve ser seguido adequadamente, principalmente com a alimentação, recorrendo a alimentos mais pastosos, gelados ou mornos, e a higienização correta e com cuidado.

Assim, é possível perceber a diversidade de procedimentos existentes, demandando o acompanhamento de bons profissionais para encontrar as melhores opções e oferecer mais beleza e qualidade para o sorriso com segurança.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.