Skip to content

Ideias para decorar o jardim

Um dos espaços mais desejados ao se mudar para uma nova casa são os jardins ou extensões externas. Isso porque esse local pode servir como fonte de luz natural para a casa, como conexão com a natureza, para produzir um espaço íntimo e agradável e como ponto de encontro para receber visitas de amigos e familiares.

Por isso, é importante definir como a decoração da área externa da casa, a fim de obter um resultado final que se relacione com a essência do restante da casa e reflita os seus interesses e necessidades. 

Portanto, foram listados alguns dos pontos que devem ser levados em conta ao considerar a melhor maneira de ter seu próprio jardim.

Conteúdo

A importância da luz

Como já mencionado, um dos grandes itens que tornam vital ter um pedaço de verde em sua casa é a necessidade de luz solar. Entretanto, isso obviamente só funciona durante o dia. 

Acrescentar iluminação à área de decoração na área externa de sua casa é uma necessidade. Luzes amarelas, por exemplo, causarão uma ótima impressão em reuniões sociais. 

Ideias para decorar o jardim 1

Plantas e vasos

As plantas são um elemento fundamental na decoração de qualquer jardim e, dependendo das dimensões, haverá várias alternativas para distribuí-las nessa área de sua casa. As plantas além de transmitirem vida e darem beleza a esse espaço externo renovam o ar e dão mais umidade ao local, sem contar que elas ajudam a reduzir o estresse. 

Você só precisará de dedicar a elas cuidados regulares, hidratando-as e fornecendo-lhes nutrientes. As plantas trepadeiras, como a buganvília ou o jasmim, também podem deixar um aroma agradável em seu jardim. E se você mora em áreas ensolaradas ou tende a negligenciar a hidratação, as diferentes variedades de cactos serão seus principais aliados.

Os vasos são muito úteis, pois, além de serem úteis para alguns tipos de plantas, acrescentam cor e design ao espaço. Você pode adquirir vasos de madeira, plástico, tecido ou cerâmica e os diferentes tamanhos permitirão que você brinque com as alternativas. É possível colocar vasos onde não existe grama, fazer escalas ao redor de móveis e, caso seu jardim seja pequeno, eles serão a solução perfeita graças ao seu poder decorativo.

Móveis

Em um jardim com as dimensões certas, a mobília externa pode se tornar a protagonista do local. É muito importante saber como combinar o senso estético e a durabilidade dos materiais de que são feitos com a ideia de que podem ser usados com sucesso em uma reunião social. Felizmente, os móveis para áreas externas têm muitas opções de escolha, com cadeiras individuais, conjuntos completos de mesa e assentos, pufes, poltronas, cadeiras de balanço, centros de mesa, entre muitas outras coisas.

Decoração da varanda

Se, em vez de um jardim, você tiver uma varanda por morar em um apartamento, uma maneira de decorar é fazer com que o interior e o exterior estejam em perfeita harmonia. Isso pode ser feito com o uso de prateleiras para guardar plantas, vasos pendurados ou guirlandas de luzes ao lado de diferentes tipos de vegetação. 

Isso pode dar à varanda uma sensação de calor e aconchego, onde você vai querer estar durante o dia e à noite. Uma varanda pequena pode ser decorada com paredes, painéis ou até mesmo garrafas suspensas para criar o que é conhecido como jardim vertical, em que a vegetação crescerá verticalmente nestes elementos em vez de no chão.

Ideias para decorar o jardim 2

Instalação de pérgulas

Caso você tenha mais espaço disponível em seu jardim, este tipo de estrutura está muito na moda em termos de decoração externa. Elas podem ser feitas de treliça de madeira, alumínio, ferro ou policarbonato e têm colunas que as sustentam. 

Podem ser fixadas ou não em uma parede e têm tamanhos diferentes, o que deve ser avaliado em relação às dimensões de cada jardim.

 Esse elemento de decoração é usado para fornecer sombra graças à ideia de pendurar tecidos que os cobrem, mas também servem para proporcionar um local aconchegante e quente que pode ser usado, por exemplo, para organizar uma área de jantar fora dos muros da casa.

Decks

Os decks são um tipo de piso que serve para proporcionar um ambiente agradável do lado de fora de sua casa. Construídos com madeira resistente, concreto ou PVC, eles podem ser elevados ou não do solo e servem como descanso no jardim, isolamento térmico contra o calor e antiderrapante caso você molhe os pés. 

Piscinas

A instalação de uma piscina significa que, durante os meses de verão, o centro de sua casa se desloca diretamente do interior para o jardim. A ideia de poder passar uma tarde quente na água fresca agrada a qualquer pessoa. 

Mas, para que a perspectiva seja completa, você deve incluir alguns acessórios, como cadeiras de praia e guarda-sóis, cadeiras de balanço e espreguiçadeiras. Uma jacuzzi também pode ser uma alternativa atraente para combater o calor daqueles dias. 

Além disso, é aconselhável ter conexões de iluminação nas proximidades destas instalações para que a piscina e a banheira de hidromassagem também sejam agradáveis à noite. Velas, lâmpadas ou guirlandas serão o acompanhamento perfeito para qualquer mergulho noturno.

Todas estas ideias de decoração de jardim podem ser realizadas visitando diferentes lojas de artigos para casa ou navegando nas plataformas on-line que permitem que você faça compras em casa. 

Lá, você pode navegar pelas diferentes categorias de móveis e decorações disponíveis, comparar preços e escolher o que mais lhe agrada. Tudo o que você precisa para a reforma de sua casa está a apenas um clique de distância.