Skip to content

Os Benefício do Leite materno para Seu Filho

Os Benefício do Leite materno para Seu Filho
Os Benefício do Leite materno para Seu Filho

Todos nós sabemos que o leite materno é o primeiro alimento que todos nós recebemos assim que nascemos, assim como todos os mamíferos (humanos, baleias, elefantes, leões, cachorros, gatos, ursos, etc.).

E se você for mãe de primeira viagem já sabe que o leite é o responsável em garantir bom funcionamento do organismo e o condutor de todos os nutrientes e vitaminas que seu pequeno irá precisar para ter uma saúde forte e saudável.

Vamos entender um pouquinho mais a fundo sobre esse liquido tão precioso e importante na vida de todos os mamíferos, na vida do seu filho e também foi muito importante na sua vida.

Por que o leite materno é tão importante?

Antes do leite materno, um liquido chamado colostro é produzido pelos dutos de leite, ele é como se fosse a primeira vacina que seu pequeno irá tomar; os nutrientes e vitaminas são conduzidas pelo liquido mais espesso e amarelado.

Agora sim, depois que o colostro já preparou o organismo do bebê o leite entra em ação!

Ele carrega todas as vitaminas, minerais, nutrientes e microrganismos que são responsáveis pelo sistema imunológico, o fortalecimento dos ossos, da corrente sanguínea, entre muitos outros benefícios para o corpo do bebê, por isso ele é muito importante no organismo do seu filho até, pelo menos, o sexto mês de vida.

Qual é a composição do leite materno?

Que o leite materno é muito rico em nutrientes e vitaminas já sabemos, mas você sabe qual é a sua composição? Para muitos pode ser uma pergunta consideravelmente fútil, mas para muitas mamães ela é excepcional.

Sabemos que existe muitas vitaminas e agentes nutritivos importantes para manter o bom funcionamento do nosso organismo, mas a composição do leite materno é muito além desses dois itens essenciais para a saúde e nutrição do seu bebê.

Trouxemos sua composição completa e o que cada uma delas é responsável para que você entenda como ela funciona no organismo do menino:

Glóbulos brancos, responsáveis pela atuação no sistema imunológico do bebê, protegendo contra infecções e invasores que possam causar mal à saúde, e auxilia no bom funcionamento dos órgãos;

 – Proteínas, responsáveis em ativar o sistema imunológico e proteger os neurônios do seu bebê;

 – Carboidrato, que é responsável pela formação microbiota intestinal;

 – Enzimas, principal nutriente para o bom funcionamento do corpo e do metabolismo;

 – Vitaminas e minerais, o que é fundamental para um bom desenvolvimento e crescimento do bebê.

Posso tirar o leite do meu filho antes dos 6 meses?

O aconselhável é manter o aleitamento até o sexto mês. O leite materno é muito rico e ajuda na fortificação dos ossos e do sistema imunológico do seu pequeno, e com seis meses seu bebê não possui ainda uma proteção adapta para não ter o auxílio do leite materno.

Se seu pequeno largar o peito cedo por vontade própria, tenda dar o leite em alguma mamadeira ou copinho caso sua produção ainda esteja ativa. Para substituir o leite se caso ele não quiser de maneira nenhuma toma-lo, compre suplementos para seu tempo de vida e acrescente na alimentação para garantir que ele continue recebendo vitaminas e minerais em seu corpo.

Faz mal se meu filho mamar até depois de um ano?

Mal nenhum, pode ficar tranquila se seu bebê tem um ou dois aninhos e ainda mama.

O leite vai continuar sendo muito saudável e benéfico para seu pequeno, porém, ele em si não será o suficiente para suprir toda a necessidade que o corpo do seu pequeno irá precisar, agora que eu organismo está maduro e precisa de um pouco mais de sustento para garantir boas extração de nutrientes e vitaminas.

O leite perde sua matriz se for armazenado na geladeira?

Como ele vai estar em uma temperatura diferente da temperatura do seu corpo, ele pode sofrer pequenas alterações sim, mas nada que venha tirar seus benefícios para seu pequeno.

Tanto que você se você armazenar o leite na geladeira e o observar com o passar do tempo vai perceber que pequenos pontinhos brancos irão aparecer. Mas, fique tranquilo, pois isso não é sinal que seu leite azedou ou estragou, é apenas as partículas do leite mudando de forma para se adaptar com a temperatura baixa da geladeira.

Agora, se seu leite já está a mais de quatro dias dentro da geladeira, com certeza esses pontinhos brancos não serão apenas por causa da temperatura da geladeira, então, muita atenção!

Adultos também podem tomar leite materno?

Há controversas em relação a essa pergunta, e vamos explica-las direitinho aqui para você.

Se você estiver amamentando e extrair seu próprio leite para algum adulto poder tomar, não terá nenhum problema, mas também não mudará muita coisa no organismo pela composição do leite materno ser muito baixa para ajudar a aumentar a proteção da saúde de um adulto.

Agora, se o leite for transportado ou comprado em algum local, aí sim pode ser um verdadeiro agente nocivo para os adultos! O motivo? Conforme o tempo vai passando, o leite pode obter bactérias que se proliferam e podem causar uma substancia nociva na composição, podendo levar a sérios riscos à saúde e até óbito dependendo da gravidade ao ingerir o leite.

Então, é melhor continuar tomando seu leitinho vindo da vaca e deixar o que é produzido por você somente para seu bebê, ok?!

O meu bebê pode ter alergia ao meu leite?

Sim, há casos que os bebês não conseguem ingerir o leite materno por serem alérgico a alguma composição ou algum nutriente que não é compatível com o seu organismo como lactose ou qualquer outro tipo de agente.

Sempre quando você comer alguma coisa, tudo que está nesse alimento vai ri para o leite, até a lactose encontrada nos leites de vaca podem ir para o seu leite e acabar causando uma alergia séria em seu pequeno por ele ser intolerante a esse agente.

Da mesma forma funciona quando você ingere uma quantidade excessiva de amendoins ou alimentos da mesma família, indo uma grande quantidade da composição par ao leite e provocando a reação alérgica no seu pequeno.

Porém, o leite materno em si não é causador de supostas alergias, mas sim, o que continha na sua alimentação e pode ter ido para o organismo do bebê através do leite.