Skip to content

Alimentos para uma dieta saudável: Os melhores

Você sabe quais os alimentos essenciais para uma dieta saudável? Listamos aqui, alguns alimentos que não devem faltar na sua dieta, para manter sua saúde, veja abaixo:

Alimentos para uma dieta saudável

Alimentos para uma dieta saudável: Os melhores 1
Alimentos para uma dieta saudável: Os melhores 2

Abóbora e Cenoura

São alimentos muito ricos em beta-caroteno. Os carotenóides são precursores da vitamina A, é que, uma vez ingeridos, o seu corpo os transforma em vitamina A.

A vitamina A ajuda a fabricar anticorpos para prevenir a infecção e proteger as vias aéreas, ajuda na manutenção dos ossos, pele, vistas, entre outras. Além disso, tanto a abóbora quanto a cenoura são os alimentos que ajudam a perder peso, porque nós fornecem muito poucas calorias.

Dica: É muito saudável consumir um suco natural, de preferência, na parte da manhã e cru para evitar a perda de nutrientes no processo de cozimento.

Couve de Bruxelas

Estes pequenos legumes esverdeados são ricos em vitaminas A, C e ácido fólico, além de minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro.

A vitamina A é essencial entre outros para a boa visão, para os ossos, pés e membranas do sistema circulatório.

Eles são muito ricos em vitamina C e o seu conteúdo é ainda maior do que as laranjas ou limões. Esta vitamina auxilia na cura e reparação de feridas.

O rico conteúdo nutricional desse alimento ajuda a proteger as células dos danos dos radicais livres, especialmente em doenças relacionadas ao trato respiratório.

Dica: É aconselhável reduzir o tempo de cozedura para evitar a perda de vitaminas e minerais. Faça cortes para evitar que fiquem duras por dentro e que possam ser cozidas com o menor tempo possível.

Alho-poró

O alho-porro é primo da cebola e do alho, pois pertence às plantas Liliaceae, embora seu sabor seja mais suave.

O alho-porro é usualmente empregado em caldos ou sopas para dar sabor. Seu conteúdo calórico é muito baixo e é diurético e laxante, porque eles são ricos em fibras que ajudam a regular o intestino.

Ele é rico em vitaminas A, C, B6 e minerais, potássio, cálcio, fósforo, sódio, ferro.

O alho-poró também é notável por suas propriedades expectorantes, eles ajudam a manter o muco das vias respiratórias.

Dica: Sempre que você pensar em um caldo, pense no alho-porro, seu sabor é mais suave do que a cebola ou alho e suas propriedades são extraordinárias para a época dos resfriados.

Imperador

Este peixe é uma ótima alternativa para aqueles que são um pouco relutantes em comer peixe, porque sua textura é igual a de um bife, o gosto é bom e não tem espinhos.

É essencial a ingestão de peixe para manter a dose diária de ômega -3, de modo benéfico para a nossa saúde por sua ação reguladora da pressão arterial e ácidos graxos, e de prevenção de doenças cardiovasculares.

Entre as vitaminas contidas neste grupo de peixes destacamos a vitamina B tais como B3, B6, B9 e B12. O B3 é a parte mais alta na produção de energia a partir de carboidratos, gorduras e proteínas, assumindo o controle de armazenamento de glicogênio no fígado e músculo.

Dica: Inclua peixe na sua dieta. Ainda há tempo! Tem sido demonstrado que a ingestão de peixes, duas vezes por semana, ajuda a reduzir o risco de morte súbita, enfarte de miocárdio.

Laranjas e tangerinas

Essas frutas cítricas são ricas em vitamina C, um antioxidante natural com muitas propriedades benéficas para a nossa saúde.

Essas frutas cítricas são ricas em água e pobres em calorias por isso são ideais para a realização de dietas.

A vitamina C está envolvida diretamente na manutenção dos ossos, dentes, pele e colágeno. Desenvolve ações antitóxicas e anti-infecciosas.

Dica: Tome diversas frutas de laranja ou tangerina por dia, ou, você pode combiná-las em um suco natural, sem retirar a polpa. Excepcional para começar o dia acompanhando o café da manhã!

Nozes

As nozes são uma fonte saudável de calorias. Além de ser uma importante fonte de energia, a sua composição nutricional proporciona excelentes propriedades para a saúde. Elas são ricas em vitaminas E, A, B1, B6, ácido fólico e magnésio, e gorduras poliinsaturadas (ômega-3, ácidos graxos e ômega-6).As nozes são excepcionais para reduzir o nível de colesterol no sangue, promovem a circulação e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

Além disso, elas são também ricas em fibras, que ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo e o trânsito intestinal, o que também contribui para evitar casos de prisão de ventre.

Dica: Coma entre 6 e 8 nozes por dia. Não vão lhe fazer engordar se você substituí-las por outras fontes de energia na dieta e seus benefícios são infinitos.