Skip to content

Quais os cuidados com os cabelos em cada estação do ano?

Listamos quais são os tratamentos capilares ideias para recorrer no inverno, outono, primavera e verão. Não perca!

Você sabia que vários fatores externos podem interferir na saúde e no visual dos nossos cabelos? Nessa lista, as mudanças climáticas são as grandes influenciadoras das madeixas.

Isso mesmo! Em cada temporada do ano, e de acordo com as temperaturas e a umidade das estações, os fios tendem a exigir cuidados específicos para se manterem sempre belos e saudáveis. Nessa lista, o uso de shampoos, condicionadores e, até mesmo, produtinhos da Wella são imprescindíveis. Assim, se você também se preocupa em deixar o seu visual impecável, nada mais justo do que entender quais são os tratamentos ideais e como realizá-los de um jeito eficiente.

Quais os cuidados com os cabelos em cada estação do ano? 1

É claro que não te deixaremos sozinha nessa tarefa. Para facilitar o processo, trouxemos para este conteúdo todas as informações relevantes sobre o assunto. É só acompanhar e se atualizar com a gente. Vamos lá!

Invista na hidratação durante a primavera

A primavera é conhecida como a estação mais charmosa e colorida do ano. Entretanto, este também é o período em que a temperatura começa a ficar mais elevada e, portanto, é o momento de saber como proteger bem os fios.

Para não ter erro, invista em uma boa hidratação — que irá fornecer todos os nutrientes necessários para fazer com que as suas madeixas fiquem fortalecidas e imunes ao aumento da umidade.

Sabendo disso, a recomendação é recorrer aos shampoos e condicionadores com alto poder hidratante, como aqueles formulados a partir de óleo de coco, de argan, manteiga de karité e por aí em diante. Fora isso, os itens com proteção solar são essenciais, já que evitam os danos causados pelos raios UVB e UVA.

Restaure o cabelo ao longo do verão

O verão é a estação mais amada por muitas pessoas. Até porque, é nesse período que aproveitamos as altas temperaturas para curtir uma praia ou uma piscina com os amigos.

Entretanto, após toda essa agitação, é necessário recorrer aos tratamentos capazes de repor as vitaminas e os minerais perdidos por conta do sal do mar, do cloro da água e, claro, da forte incidência de iluminação solar. Dito isto, a dica de ouro é apostar nos tratamentos de reconstrução, que é o caso daqueles compostos por máscaras capilares ricas em queratina.

Em paralelo, lembre-se de sempre utilizar componentes com filtro solar, sendo o leave-in um deles. Assim, será possível diminuir os danos e garantir que as suas madeixas fiquem belíssimas durante toda a temporada.

Aproveite para nutrir os fios no outono

Com a aproximação do outono e a queda gradual das temperaturas, é normal que os nossos fios comecem a cair com certa intensidade. Em contraponto, o ar um tanto mais seco pode contribuir para o ressecamento capilar, deixando as extremidades mais secas e com pontas duplas.

Por essas e outras, o ideal é apostar nos tratamentos prontos para fortalecer a estrutura dos fios. Nessa relação, vale considerar os óleos nutritivos, que são excelentes para adicionar uma nutrição extra em nossa rotina. Além disso, os produtos formados com pantenol e biotina podem ser grandes aliados nessa missão. Para experimentar já!

O inverno é ideal para hidratar as madeixas

O inverno é uma estação que tradicionalmente faz com que os nossos fios fiquem mais secos, sem brilho e com grandes chances de desenvolver o temido frizz. Entretanto, nada de desespero! Como uma maneira de driblar esse cenário, a recomendação de ouro é se jogar sem medo em uma hidratação potente.

Ou seja, você terá que utilizar máscaras capilares, ao menos, uma vez na semana. Também é bacana optar por fórmulas sem enxágue, como os cremes e óleos, que são excelentes para fazer com que os fios fiquem sempre hidratados e protegidos.

Outro ponto interessante é fugir dos equipamentos térmicos, sendo eles a chapinha, o babyliss e o secador. Até porque, tais itens conseguem danificar ainda mais as madeixas, comprometendo toda a estrutura capilar. Muita atenção!