Skip to content

Quais legumes que os cães podem comer

Assim como as frutas, os vegetais e legumes que os cães podem comer podem ser um suplemento dietético muito valioso para os cães. Aqui você encontrará uma lista de legumes que podem ser apreciados por nossos fiéis companheiros, desde que sejam alimentados com moderação, fazendo assim, parte da Alimentação Canina.

Quais são os legumes que os cães podem comer?

Quais legumes que os cães podem comer
Quais legumes que os cães podem comer 5

ABOBRINHA

É um vegetal que preserva muito bem suas propriedades mesmo na cozinha, o que não acontece com todos os alimentos tratados nas seções seguintes.

A abobrinha é rica em potássio, tem cálcio e é rica em vitamina A. Se seu cão come abobrinha, ela terá melhor saúde renal e cardíaca, sem falar nos ossos mais fortes.

BRÓCOLIS

Quais legumes que os cães podem comer 1
Quais legumes que os cães podem comer 6

Este vegetal tem muitos benefícios para o organismo do cão. As diversas vitaminas contidas (C, A, E e K) trazem vários benefícios ao organismo do cão: fortalecimento dos ossos, propriedades curativas, melhora da visão e dos dentes, etc.

Os brócolis também atuam como poderosos antioxidantes, melhoram a digestão e ajudam, graças ao folato e ao ferro, a combater a anemia. Os cães diabéticos se beneficiam muito com este vegetal, pois evita danos aos vasos sanguíneos.

CENOURAS

Quais legumes que os cães podem comer 2
Quais legumes que os cães podem comer 7

A cenoura é um vegetal que pode ser consumido cru sem nenhum problema. Este vegetal é um verdadeiro tesouro de vitaminas (B, C, D, E e K) e um excelente aliado para a visão dos cães. Além disso, morder as fibras da cenoura dá ao cão uma higiene oral única, pois ajuda a reduzir o acúmulo de tártaro nos dentes e nas gengivas.

BATATAS

Quando se fala de batatas para cães, as opiniões diferem de tempos imemoriais. Muitos apontaram que elas são prejudiciais aos cães e não devem ser dadas em nenhuma circunstância. No entanto, isto não pode ser considerado verdade.

As batatas, desde que cozidas, podem ser comidas por cães sem qualquer problema. O problema para o cão surge ao comer uma batata crua, os rebentos da batata quando crescem, e as folhas e caules das plantas da batata.

Se o cão comer a batata em forma cozida, este tubérculo lhe fornecerá vitamina B, muita energia, poucas calorias e muita fibra.

TOMATE

Quais legumes que os cães podem comer 3
Quais legumes que os cães podem comer 8

Assim como a batata, o tomate também foi falsamente acusado de ser um alimento tóxico para cães. Qualquer tomate maduro é um vegetal completamente inofensivo para um cão.

Quando um tomate é venenoso para os cachorros? Se for verde. Neste caso, o estômago do cão não reage bem ao alimento. Ele nem mesmo faz isso se comer as partes verdes do tomateiro, folhas, brotos e caules.

Entretanto, o molho de tomate e o ketchup não devem ser consumidos, pois estes alimentos são normalmente ricos em gordura e sal, o que não é bom para o organismo do cão.

PEPINO

Os pepinos são, sem dúvida, um vegetal que tem muito a oferecer aos cães. É aconselhável lavar primeiro a casca e cortar o pepino para facilitar a tarefa de seu amigo peludo.

Este alimento fornece ao animal fibras e água, assim como antioxidantes como a vitamina C e várias outras vitaminas. Além disso, o potássio está presente na composição deste vegetal, o que, além da diarréia, também diminui a pressão sanguínea do cão.

COUVE-FLOR

Você pode dar couve-flor para o cão? Claro que você pode! Este vegetal é aceito pelos cães tanto crus quanto cozidos. Se o cão tiver problemas intestinais, a couve-flor pode ser de grande ajuda.

Também pode ajudar a combater a inflamação das articulações: este vegetal pode agir como um pequeno anti-inflamatório para a osteoartrose e é ideal para cães mais velhos!

OUTROS VEGETAIS PARA CÃES

O organismo do cão também aceita os legumes e verduras listados nesta seção de todas as raças. Feijão verde, ervilha, espinafre, batata doce, alface, aspargos, aipo, beterraba e pimentão fornecem ao organismo do cão uma série de vitaminas, minerais e energia que podem ser facilmente absorvidos pelo cão.

A dose de vegetais e frutas para cães não deve exceder um décimo do alimento ingerido. Portanto, é necessário dosear o organismo do cão com estes alimentos.

Agora que você sabe quais vegetais podem ser consumidos por cães, é melhor tirar uma opinião com o seu médico veterinário de confiança.