Skip to content

Raças caninas populares no Brasil

Entre as espécies de cachorros mais queridas do país estão Shih-tzu, Yorkshire, Buldogue Francês, Poodle, Golden Retriever e Pug

Se você é apaixonado por cães, já deve ter se perguntado quais são as raças de cachorro mais populares no Brasil, não é mesmo? Porém, a resposta para esta pergunta tem mudado com o passar do tempo.

Isso porque os nossos amigos de quatro patas são amados igualmente, mas as nossas necessidades tendem a sofrer alterações. 

Durante as décadas de 1980 e 1990, por exemplo, as raças mais populares eram as de grande porte, como pastores alemães e dálmatas.

Raças caninas populares no Brasil

No entanto, nos últimos anos, essa tendência mudou radicalmente e as raças menores passaram a ser mais procuradas.

Essa mudança de perfil dos tutores pode ter várias explicações, mas uma das principais tem a ver com o estilo de vida atual, que faz com que as pessoas busquem cada vez mais animais que se adaptem a espaços mais reduzidos. 

Além disso, devido ao grande crescimento vertical das cidades brasileiras, tem sido necessário encontrar bichinhos de estimação que possam viver dentro desse novo conceito de lar. E os cães de menor porte conseguem se adaptar melhor aos apartamentos.

Dessa forma, hoje em dia, raças como Poodle, Shih-tzu e Buldogue Francês são as favoritas dos brasileiros.

Raças caninas mais populares no Brasil atualmente

Raças caninas populares no Brasil 1

Os cães são os animais de estimação soberanos nos lares brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), eles eram mais de 54 milhões em 2019 e faziam parte 46% das famílias do Brasil.

Dito isto, veja a seguir quais são as raças caninas mais populares do país atualmente. 

Shih-tzu

O Shih-tzu é conhecido por ter sido o antigo cão da realeza chinesa e tem se mostrado um ótimo e leal companheiro. Pequeno e “socado”, ele possui um focinho curto, o que torna sua aparência ainda mais cativante e fofa.

Raças caninas populares no Brasil 2

A raça é muito sociável, tranquila, adora um colo e não late muito. Por isso, é uma ótima opção de animal de estimação, especialmente para quem mora em apartamento.

Yorkshire Terrier

O Yorkshire já há algum tempo é uma das raças mais queridas e procuradas no país. Ele possui uma pelagem bem específica, nas cores canela e azul-aço. 

Normalmente, o Yorkshire Terrier é pequeno, divertido e muito carinhoso. Além disso, é uma raça fácil de criar e adestrar.

Mas há um detalhe importante: é necessário que você seja consciente na sua criação, especialmente na fase de socialização do animal. Caso contrário, ele poderá desenvolver o hábito de latir demais, o que pode atrapalhar o convívio com a família e, principalmente, com a vizinhança.

Buldogue Francês

O Buldogue Francês é braquiocefálico (nome dado aos cães de focinho curto), assim como o Shih-Tzu. Muito popular no país, a raça é oriunda de cruzamentos feitos a partir do Buldogue Inglês. Entretanto, é bem menor do que seu parente mais próximo.

Além disso, ele também é mais brincalhão, ativo, paciente e dócil, o que o torna um ótimo animal para famílias com crianças.

Poodle

Da mesma maneira que o Yorkshire Terrier, o Poodle está entre os cães favoritos das famílias há algumas décadas. Afinal, não há como resistir a esse peludinho fofo e lindo, não é mesmo? 

Entretanto, além disso, o que torna essa raça tão querida é o temperamento brincalhão, dócil e profundamente fiel. Mas vale uma ressalva: seja firme no adestramento para evitar latidos em excesso.

Golden Retriever

Não é por acaso que os animais dessa raça são frequentemente utilizados como cão-guia para deficientes visuais. 

O Golden Retriever é um cão fiel e muito amável, porém necessita de exercícios diários, pois, se não gastar energia, pode ficar muito agitado e até mesmo desenvolver distúrbios comportamentais.

Pug

Raças caninas populares no Brasil 3
Raças caninas populares no Brasil 5

O Pug é mais um cão braquicefálico que faz sucesso entre os tutores brasileiros. As dobrinhas irresistíveis que ele possui no rosto são uma das razões da sua popularidade.

A raça é muito procurada por pessoas que moram em espaços reduzidos e têm crianças para brincar com um bichinho de estimação manso e bem calminho. Não tem erro, é olhar para um desses e se apaixonar.