Entre as espécies de cachorros mais queridas do país estão Shih-tzu, Yorkshire, Buldogue Francês, Poodle, Golden Retriever e Pug
Se você é apaixonado por cães, já deve ter se perguntado quais são as raças de cachorro mais populares no Brasil, não é mesmo? Porém, a resposta para esta pergunta tem mudado com o passar do tempo.
Isso porque os nossos amigos de quatro patas são amados igualmente, mas as nossas necessidades tendem a sofrer alterações.
Durante as décadas de 1980 e 1990, por exemplo, as raças mais populares eram as de grande porte, como pastores alemães e dálmatas.
No entanto, nos últimos anos, essa tendência mudou radicalmente e as raças menores passaram a ser mais procuradas.
Essa mudança de perfil dos tutores pode ter várias explicações, mas uma das principais tem a ver com o estilo de vida atual, que faz com que as pessoas busquem cada vez mais animais que se adaptem a espaços mais reduzidos.
Além disso, devido ao grande crescimento vertical das cidades brasileiras, tem sido necessário encontrar bichinhos de estimação que possam viver dentro desse novo conceito de lar. E os cães de menor porte conseguem se adaptar melhor aos apartamentos.
Dessa forma, hoje em dia, raças como Poodle, Shih-tzu e Buldogue Francês são as favoritas dos brasileiros.
Conteúdo
Raças caninas mais populares no Brasil atualmente
Os cães são os animais de estimação soberanos nos lares brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), eles eram mais de 54 milhões em 2019 e faziam parte 46% das famílias do Brasil.
Dito isto, veja a seguir quais são as raças caninas mais populares do país atualmente.
Shih-tzu
O Shih-tzu é conhecido por ter sido o antigo cão da realeza chinesa e tem se mostrado um ótimo e leal companheiro. Pequeno e “socado”, ele possui um focinho curto, o que torna sua aparência ainda mais cativante e fofa.
A raça é muito sociável, tranquila, adora um colo e não late muito. Por isso, é uma ótima opção de animal de estimação, especialmente para quem mora em apartamento.
Yorkshire Terrier
O Yorkshire já há algum tempo é uma das raças mais queridas e procuradas no país. Ele possui uma pelagem bem específica, nas cores canela e azul-aço.
Normalmente, o Yorkshire Terrier é pequeno, divertido e muito carinhoso. Além disso, é uma raça fácil de criar e adestrar.
Mas há um detalhe importante: é necessário que você seja consciente na sua criação, especialmente na fase de socialização do animal. Caso contrário, ele poderá desenvolver o hábito de latir demais, o que pode atrapalhar o convívio com a família e, principalmente, com a vizinhança.
Buldogue Francês
O Buldogue Francês é braquiocefálico (nome dado aos cães de focinho curto), assim como o Shih-Tzu. Muito popular no país, a raça é oriunda de cruzamentos feitos a partir do Buldogue Inglês. Entretanto, é bem menor do que seu parente mais próximo.
Além disso, ele também é mais brincalhão, ativo, paciente e dócil, o que o torna um ótimo animal para famílias com crianças.
Poodle
Da mesma maneira que o Yorkshire Terrier, o Poodle está entre os cães favoritos das famílias há algumas décadas. Afinal, não há como resistir a esse peludinho fofo e lindo, não é mesmo?
Entretanto, além disso, o que torna essa raça tão querida é o temperamento brincalhão, dócil e profundamente fiel. Mas vale uma ressalva: seja firme no adestramento para evitar latidos em excesso.
Golden Retriever
Não é por acaso que os animais dessa raça são frequentemente utilizados como cão-guia para deficientes visuais.
O Golden Retriever é um cão fiel e muito amável, porém necessita de exercícios diários, pois, se não gastar energia, pode ficar muito agitado e até mesmo desenvolver distúrbios comportamentais.
Pug
O Pug é mais um cão braquicefálico que faz sucesso entre os tutores brasileiros. As dobrinhas irresistíveis que ele possui no rosto são uma das razões da sua popularidade.
A raça é muito procurada por pessoas que moram em espaços reduzidos e têm crianças para brincar com um bichinho de estimação manso e bem calminho. Não tem erro, é olhar para um desses e se apaixonar.