Se você está estudando para concurso, imaginamos a pressão interna e externa que deve estar acontecendo em sua vida, e por isso pensamos em trazer algumas dicas de como ser aprovado em concurso.
Entretanto, é importante deixar claro de que não existe uma fórmula mágica ou um padrão a ser seguido para ser aprovado em concurso, e sim dicas que podem otimizar o seu tempo nos estudos e ajudar o seu preparo psicológico.
A priori, ressaltamos que a organização é o primeiro passo para você ser aprovado em concurso, pois por mais agitado que seja o seu dia, é imprescindível organizar a sua rotina para que consiga estudar sempre.
As nossas dicas de hoje podem te ajudar a ser aprovado em concurso, desde que haja foco, determinação e planejamento, vamos lá?
Conteúdo
Escolha qual concurso quer fazer
O erro mais cometido por parte dos concurseiros é achar que estudar aleatoriamente vai dar certo. Não tem como estudar avulso para concurso, você precisa escolher aquele que mais tem afinidade e então se dedicar somente a ele.
Por exemplo, você pode escolher um cargo ou uma área (como polícia civil, defensoria pública etc.) e com isso você vai definir o nível, se federal, estadual ou municipal.
Acredite, os seus estudos agora serão mais produtivos, pois estarão direcionados para o que você deseja alcançar.
Olhe o edital anterior do concurso
Agora que você já definiu o concurso o qual quer prestar, chegou a hora de conferir o edital anterior. Os seus estudos não devem começar quando o edital for publicado, e sim antes, até porque os editais não costumam ter mudanças significativas ou grandiosas.
Lembre-se de que a concorrência para concursos é enorme, então qualquer passo que você possa estar na frente dos outros já é um avanço. O seu diferencial será justamente já adiantar o edital, pois qual ele é lançado, tem pouco tempo até a prova.
Em questão de meses a prova é aplicada, porém não podemos parar trabalho, faculdade, atividades de casa só para estudar. Isso também diz respeito a sua organização e como você pode conciliar tudo ao mesmo tempo.
Tenha o seu próprio cronograma de estudos
Sabemos que muitos sites publicam cronograma de estudos, definindo o que poderá ser estudado todo dia, contudo, esse cronograma é geral, e normalmente considera a complexidade geral dos alunos, e não a sua.
O que você pode fazer é tomar esse cronograma de estudos como base para montar o seu. No seu cronograma personalizado, você vai dedicar mais tempo para aquilo que tem dificuldade.
Quando nós estudamos o que já dominamos, isso também é uma forma de procrastinar, afinal, você tem facilidade naquela matéria e mesmo assim retorna a estudar, perdendo o tempo que poderia estar aprendendo outras coisas.
Quando você olhar o edital anterior, separe todos os assuntos e comece a dar prioridade no que tem dificuldade, e ao longo da semana você vai diminuindo a complexidade das matérias estudadas, sendo até um alívio.
Trace os seus objetivos
Estudar para concurso também é traçar objetivos, mas que eles sejam realistas. Não estabeleça metas que sabe que não vai cumprir.
Por isso falamos tanto de organização e planejamento, pois só você sabe como é a sua rotina e de que forma pode encaixar os estudos no seu dia a dia.
Sabemos também que no final de semana bate aquela vontade de sair e curtir, e você pode fazer isso tranquilamente, desde que alcance os seus objetivos, assim não terá nenhum prejuízo, desde que não atrapalhe no seu sono, mande sua mensagem de boa noite mais cedo e se mantenha sempre descansado.
Se você traçou os seus objetivos e mesmo assim não conseguiu alcançá-los, dois podem ser os erros: você está estabelecendo metas que ultrapassam os limites da sua rotina ou você não está cumprindo o que delimitou para você mesmo.
Os objetivos são uma característica chave para conseguir o que almeja, até porque você é o responsável pelo seu futuro.
Tenha o seu próprio espaço de estudo
Se você tiver condições financeiras, tenha o seu próprio espaço para estudar, assim os seus estudos terão mais qualidade, e até vai conseguir se concentrar melhor.
Não precisa comprar a melhor escrivaninha ou a cadeira mais cara do mercado, mas sim um espaço simples para que possa estudar com qualidade e conforto.