Skip to content

Como escolher o berço do neném?

Mais do que optar pelo melhor modelo, é fundamental atentar-se às questões de segurança

Fazer a lista do enxoval, escolher um tema para o quartinho, arrumar a bolsa de maternidade e pesquisar qual é o melhor berço para o pequeno a caminho são algumas das atividades que os pais desempenham durante a gestação.

Em relação ao bercinho, em específico, é importante ter em mente que as questões de segurança devem ser priorizadas. A partir delas, outros pontos podem ser considerados, como modelo, material e preço.

Para ajudar nessa decisão, neste artigo, falamos sobre todos os aspectos desse móvel tão importante na vida do bebê e dos pais. Acompanhe a leitura!

O que considerar ao escolher um berço?

escolher berco
Como escolher o berço do neném? 2

Veja abaixo o que é preciso avaliar ao comprar um berço para seu pequeno ou pequena que chega em breve.

Segurança

O quesito segurança é o mais importante e deve basear os demais pontos. Atente-se às seguintes questões:

Medidas

  • as grades devem ter até 6,5 cm de largura para evitar que o bebê coloque os pezinhos, as mãozinhas ou o ombrinho entre os vãos;
  • o espaço entre o estrado e as grades deve ter até 2,5 cm;
  • a distância da extremidade da grade até o estrado deve ter pelo menos 60 cm, para evitar que a criança passe os pés, as mãos ou os ombros pelos vãos do móvel.

Marcas

Se possível, opte por marcas renomadas e procure informações sobre a reputação do fabricante. Além disso, é indispensável que a marca do produto apresente o selo do Inmetro.

Teste o produto

Caso você faça a compra em uma loja física, é importante testar as funcionalidades e a qualidade do berço. Por isso, sinta o material, arraste o móvel e verifique as medidas listadas acima.

Detalhes e quinas

Dê preferência para berços sem detalhes que possam machucar o bebê e opte por quinas arredondadas.

Grade móvel

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda grades fixas, por questão de segurança. No entanto, caso você opte pela grade móvel, certifique-se de que haja um sistema de travamento e, se possível, deixe o berço encostado na lateral da sua cama para evitar acidentes.

Rodinhas

Alguns pais preferem o berço com rodinhas pela facilidade de movê-lo entre um cômodo e outro. Caso essa seja sua opção, confira se o modelo possui um sistema de travas e teste para ter certeza de que está funcionando.

Colchão

Segundo a SBP, a densidade do colchão dos bebês deve ser D18. Além disso, o vão entre a lateral do berço e o colchão deve ter, no máximo, 2,5 cm.

Estrado e pintura

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o estrado seja uma placa inteira. Além disso, a tinta usada na pintura do berço do bebê deve ser atóxica.

Tamanho

Os modelos de berço possuem tamanhos diferentes e falaremos sobre cada um deles logo abaixo. Neste tópico, abordaremos o tamanho em relação ao espaço disponível e a expectativa de uso.

Caso seu bebê tenha um quarto só para ele, você tem liberdade para escolher o berço que quiser. No entanto, a SBP recomenda que o neném durma no quarto dos pais até os 6 meses de vida. Dessa forma, será preciso colocar um berço no seu quarto durante esse período.

A depender do espaço disponível, um berço padrão americano, por exemplo, pode não caber. Por isso, é importante pensar em onde o bercinho ficará antes de efetuar a compra.

Modelos de berços

Agora que você já sabe o que considerar ao comprar o berço do seu filho, conheça os principais modelos disponíveis no mercado.

Mini berço

Um mini berço tem, em média, 90 cm de largura e 60 cm de comprimento, ideal para pequenos espaços. No entanto, como o bebê cresce rápido, costuma ser usado de 6 meses a 1 ano, dependendo também do peso da criança.

Berço americano

Já o berço padrão americano possui 1,30 m de comprimento e 70 cm de largura, o que requer um espaço maior e o bebê pode usá-lo por mais tempo.

Berço oval ou redondo

As medidas do berço oval ou redondo não são padronizadas, variando conforme a marca. De todo modo, esses modelos são indicados para os primeiros meses de vida do neném e alguns modelos são extensíveis, acompanhando o desenvolvimento da criança.

Minicamas

O berço mini cama tem em média 1,50 m de altura por 70 cm de comprimento. O modelo possibilita o ajuste do estrado em um nível mais baixo, transformando-se em uma cama para crianças maiores.